AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, setembro 22, 2004

CONFERÊNCIA DEBATE SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA INTEGRADA

Sistemas de avaliação de conformidade, identificação de origem, rastreamento da cadeia agroalimentar e segurança sanitária animal. Esses são alguns dos temas em discussão na Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Alimentos, aberta hoje (22/09) em São Paulo. Até amanhã (23/09), quando termina o evento, especialistas brasileiros e estrangeiros vão debater as diferentes experiências de produção integrada e as normas adotadas por países latino-americanos e europeus para garantir a sanidade dos alimentos.
Promovida pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Embaixada da França, a conferência começou hoje pela manhã (21/09), quando foram realizadas quatro palestras: Requisitos regulatórios sobre certificação e rastreabilidade de alimentos; Indicação geográfica e desenvolvimento rural: experiência francesa e perspectivas internacionais; Sistema de avaliação de conformidade sob o regime de produção integrada; e Sistema de acreditação, certificação e rastreabilidade sobre o regime da produção integrada de frutas.
Outras 11 palestras estão sendo realizadas nesta tarde. À noite, haverá uma sessão especial sobre cooperação tecnológica entre o Brasil e a Espanha. Amanhã, os participantes da conferência vão debater os requisitos químicos, físicos, biológicos, fitossanitários e zoossanitários e veterinários necessários à adoção de sistema de produção integrada.
“Esse modelo de produção prevê o monitoramento e controle de todo processo produtivo”, destaca o coordenador do Sistema Agrícola de Produção Integrada (Sapi) do Ministério da Agricultura, Juaquim Naka. “Isso significa que os produtores que aderem voluntariamente ao modelo passam a sistematizar e a racionalizar as técnicas de manejo agropecuário.” A meta é produzir alimentos mais saudáveis, respeitando a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida do trabalhador.


Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog