AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, novembro 22, 2016

Embrapa: Começa dia 28 o curso de ILPF na Embrapa Gado de Corte




Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, acontece a quinta edição do Curso de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), no qual serão apresentados conceitos, projetos, técnicas e resultados de sistemas de ILPF. As inscrições, assim como informações detalhadas, podem ser realizadas e obtidas no endereço eletrônico http://cloud.cnpgc.embrapa.br/ilpf2016/

As cem vagas disponíveis são destinadas a profissionais das ciências agrárias de empresas públicas e privadas de assistência técnica e extensão rural, estudantes de pós-graduação e de graduação (somente formandos) das ciências agrárias, bolsistas e estagiários da Embrapa Gado de Corte.

Assim como em 2015, além da programação tradicional do curso, haverá duas palestras com depoimentos de produtores rurais. O curso é uma ação de um projeto de ILPF da Embrapa e da Rede de Fomento ILPF composta pela Cooperativa Cocamar e pelas empresas DowAgroscienses, John Deere, Parker e Syngenta.

Programação

28/11
7h30 - 8h   Abertura Cleber de Oliveira Soares      
08h - 09h Marco referencial ILPF Embrapa Ademir Hugo Zimmer/Armindo Neivo Kichel              
09h - 10h Componente Florestal André Dominghetti Ferreira/ Valdemir Antônio Laura
10h - 10h30 Intervalo 
10h30 - 11h30 Componente Animal: manejo nutricional, manejo sanitário e bem estar animal - Parte I  Fabiana Villa Alves/Paulo Henrique Duarte Cançado/Rodrigo da Costa Gomes/Sérgio Raposo de Medeiros
11h30 - 13h Almoço   
13h - 14h20 Componente Animal: manejo nutricional, manejo sanitário e bem estar animal - Parte II   Fabiana Villa Alves/Paulo Henrique Duarte Cançado/Rodrigo da Costa Gomes/Sérgio Raposo de Medeiros
14h20 - 15h10 Fitopatologia Forrageira Celso Dornelas   
15h10 - 15h30 Intervalo     
15h30 - 16h30 A experiência do produtor Moacir Reis - diretor Grupo Mutum  
    
29/11
7h30 - 9h30 Componente Forrageiro Ademir Hugo Zimmer/Denise Baptaglin Montagner/Roberto Giolo de Almeida/Rodrigo Amorim Barbosa
9h30 - 10h20 Qualidade de sementes forrageiras Jaqueline Verzignassi         
10h20 - 10h40 Intervalo             
10h40 - 11h40 Componente lavoura Gessí Ceccon         
11h40 - 13h Almoço           
13h - 15h   Componente Solo Alexandre Romeiro de Araújo/Júlio César Salton/Manuel Cláudio Motta Macedo    
15h - 15h20 Intervalo 
15h20 - 16h30 A experiência do produtor Artur Falcette - gerente Grupo Sapé Agro

30/11
7h30 - 11-30      Dia de Campo (02 grupos)

Dinapec Ademar Pereira Serra/André Dominghetti Ferreira     
Sustentável Manuel Cláudio Motta Macedo/Alexandre Romeiro Araújo
Agrossilvipastoril Roberto Giolo de Almeida  
                 
11h30 - 12h30 Almoço                                               
12h30 - 13h Entrega de questionário para avaliação do curso Edson Espíndola Cardoso                     
13h - 13h50 Produção de ovinos em ILPF Fernando Alvarenga Reis /José Alexandre Agiova                     
13h50 - 15h Componente Socioeconômico Fernando Paim da Costa/Mariana de Aragão Pereira              
15h - 15h20 Intervalo 
15h20 - 15h50 Sistemas de ILPF e empreendedorismo Ronney Robson Mamede   
15h50 - 16h30 Serviços ambientais em sistemas de ILPF - CCN Davi José Bungenstab

Serviço

Local: Auditório Nelore – Embrapa Gado de Corte
Avenida Rádio Maia, 830 – Zona Rural, CEP 79106-550, Campo Grande, MS

Coordenação técnica: Alexandre Romeiro de Araújo e André Dominghetti Ferreira

Mais informações: (67) 3368-2141 com Marilene Fonseca

Organização: Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia – Embrapa Gado de Corte


Texto: Kadijah Suleiman, jornalista, MTb RJ 22729JP
Embrapa Gado de Corte
Telefone: +55 (67) 3368-2203



BSCA celebra 25 anos e apresenta nova identidade visual



BSCA celebra 25 anos e apresenta nova identidade visual

Entidade tem história vinculada à promoção dos cafés especiais brasileiros e apresenta nova marca para fortalecer a imagem do País no mundo

Congregar produtores, difundir sua produção de excelência, valorizar a marca dos cafés especiais do Brasil, revelando ao mundo toda a sustentabilidade da produção nacional, estimular o constante aprimoramento técnico e a maior eficiência na comercialização, agregando valor a todos os produtos. Esses são os principais frutos colhidos pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) ao longo de seus 25 anos de história.

"As duas décadas e meia da BSCA refletem um trabalho muito bem executado de promoção dos cafés especiais do Brasil, suprindo uma lacuna deixada após a extinção do Instituto Brasileiro do Café (IBC). O Brasil saiu atrás na divulgação de seus cafés em relação a alguns concorrentes, mas temos orgulho de ver que somos um case de sucesso e que todo o trabalho que desenvolvemos na Associação, junto com nossos parceiros, deu ao Brasil o devido status de qualidade e excelência que nossos cafés merecem", celebra a diretora Vanusia Nogueira.

Segundo o presidente da BSCA, Adolfo Ferreira, a entidade tem por essência se atualizar e modernizar à medida que se apresentam os cenários e tendências do mercado mundial. "Temos profissionais capacitados e parceiros institucionais, como a Apex-Brasil, a Alliance for Coffee Excellence e o Sebrae, além de associados de vanguarda que nos possibilitam executar ações em todos os cantos do mundo e atuar de acordo com a realidade de cada mercado para promover os cafés especiais do Brasil", destaca.

NOVA IDENTIDADE VISUAL
Refletindo sua preocupação na busca por acompanhar as tendências do mercado nesses 25 anos, a BSCA apresentou, no dia 21 de novembro, em cerimônia de celebração de seu Jubileu de Prata, na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo (SP), sua nova identidade visual, que será utilizada na logomarca, no selo de certificação de qualidade e nos materiais promocionais do projeto "Brazil. The Coffee Nation".

A nova "marca BSCA", desenvolvida pela empresa Place Branding, reflete os valores da Associação, retrata as mudanças do setor e expressa a força do País, intensificando a brasilidade por meio da utilização de um símbolo mundialmente conhecido, que é a bandeira do Brasil, associado a um ícone tradicional, como a saca de café.

No Certificado de Qualidade BSCA, a nova marca destaca, ainda, um símbolo universal de sucesso, que são os ramos da vitória, fazendo menção aos ramos de café, que também marcam presença no brasão imperial brasileiro. O intuito dessa identidade busca despertar o interesse de compradores e consumidores, revelando o grau de qualidade do café a ser comprado e degustado; ser um fator de decisão de compra ao gerar respeitabilidade, confiabilidade e clareza; revelar critérios objetivos do que é um café superior; e, ao identificar a pontuação do produto, trazer uma linguagem já conhecida pelo setor de cafés especiais.

CONCURSO DE QUALIDADE BSCA 25 ANOS
O 'gran finale' das comemorações do Jubileu de Prata da BSCA foi a cerimônia de premiação do Concurso de Qualidade BSCA 25 Anos – Pulped Naturals e Naturals 2016, realizado com apoio dos parceiros Bourbon Specialty Coffees, Cafebras, EISA - Empresa Interagrícola, Klabin, Super Safra Armazéns Gerais, Pinhalense e Yara. O certame foi destinado aos produtores de café arábica associados à entidade, com certificação de sustentabilidade vigente, e a premiação focou a valorização do café por qualidade, com os valores pagos crescendo conforme a pontuação alcançada pelos lotes.

O concurso elegeu os cinco melhores colocados de cada categoria, conforme notas dadas pelos profissionais de degustação coordenados pelo expert e conselheiro diretor da BSCA, Silvio Leite. Na Naturals, que se destina aos cafés naturais (colhidos e secos com casca), o campeão foi o produtor Marcio Borges Castro Alves, da Fazenda Barinas, em Araxá (MG), seguido por Henrique Dias Cambraia, da Fazenda Samambaia, em Santo Antônio do Amparo (MG), Fal Holdings Participações Ltda., da Fazenda Monte Verde, em Carmo de Minas (MG), Primavera Agronegócios Ltda., da Fazenda Primavera, em Capelinha (MG), e Ednilson Alves e Walter Cesar Dutra, das Fazendas Dutra, em São João do Manhuaçu (MG).

Na categoria Pulped Naturals, voltada aos frutos cultivados por via úmida (cereja descascado, cereja descascado desmucilado ou despolpado), o campeão foi Fal Holdings Participações Ltda., da Fazenda Santa Izabel, em Ouro Fino (MG). Na sequência, vieram Cia. Agropecuária Monte Alegre, da Fazenda Monte Alegre, em Areado (MG), Guima Café, da Fazenda São Lourenço, em Patos de Minas (MG), Décio Bruxel, da Fazenda São João, em Varjão de Minas (MG), e Primavera Agronegócios Ltda., da Fazenda Primavera, em Capelinha (MG).

A aquisição dos campeões foi garantida pelos associados Academia do Café, Bourbon Specialty Coffees, Café do Mercado, Cafebras, Cambraia Cafés, CarmoCoffees, Interagrícola, Lucca Cafés Especiais, Octavio Café e Suplicy Cafés Especiais, que pagaram entre R$ 2.181,25 e R$ 2.618,75 por saca – cada lote possui cinco sacas – vencedora nas duas categorias, conforme pontuação alcançada pelos cafés (vide tabela abaixo – clique para ampliar).

Os campeões de cada categoria também ganharam premiação adicional dos parceiros da BSCA. Além dos valores em dinheiro, o primeiro colocado da categoria Pulped Naturals recebeu o novo despolpador de café "ECO SUPER", com zero consumo de água, produzido pela empresa Pinhalense. O vencedor da categoria Naturals foi premiado, pela Yara, com produtos do Programa "Yara Nosso Café" (Yara Milla Café, YaraLiva Nitrabor, YaraVita Bortrac e YaraVita Coptrac) para a aplicação em 10 hectares de sua propriedade.

Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Comunicação
Paulo André Colucci Kawasaki
Mtb. 43.776/SP - (61) 98114-6632 / ascom@bsca.com.br


+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog