AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, março 13, 2017

Aprenda Interpretar Análise de Solo e Manejar Adubação em Cana-de-açúcar



O Infobibos Informações Tecnológicas para o Agronegócio apresenta  a 12ª EDIÇÃO do Curso Teórico Prático de Interpretação de Análise de Solo e Manejo de Adubação em Cana-de-açúcar.


Data: 28 e 29 de março de 2017
Local: Centro de Convenções da Cana-de-açúcar - IAC 
Ribeirão Preto - SP


Objetivo: proporcionar conhecimento detalhado dentro de um contexto teórico-prático sobre amostragem, análise de solo e interpretação, de forma com que os participantes aprendam recomendar corretivos e fertilizantes em cana-de-açúcar.

Público Alvo - Produtores, profissionais de usinas, pesquisa, ensino e extensão, cooperativas, associações e estudantes. É ideal também para profissionais que desejam assumir novos desafios, gerando novas idéias para agregar valor a empresa em que trabalha e ao seu currículo.

Facilitador: Dr. André de César Vitti

Inscrições com desconto até  10/02/2017

Descontos para grupo da mesma empresa



Programação
Aula das 8 as 17:30h


Tópicos a serem abordados:

1- Conceitos básicos sobre conversão de unidades, soma de bases, saturação entre outros tópicos como a CTC do solo que serão fundamentais ao conhecimento para a fertilização da cultura;
2- Conceitos e explicação sobre os principais fatores de produtividade que limitam o potencial produtivo das variedades de cana-de-açúcar: manejo varietal; ambientes de produção; época de plantio e de corte de acordo com os ambientes de produção; manejo da adubação entre outro como o clima;
3- Amostragem do solo tanto em áreas de reforma (cana-planta) como em cana-soca;
4- interpretação de análise de solo em função dos níveis dos elementos obtidos na análise;
5- Recomendação de corretivos e fertilizantes com exercícios em sala de aula;
6- Laudo de Recomendação;
7- Comentários e informações gerais.



*Programação sujeita a alterações

Contamos com sua presença.
Saiba mais e faça sua inscrição on-line através do site www.infobibos.com/adubcana
Contato:

Secretaria Executiva
Infobibos - Organização de Eventos


Elaine Abramides - eabramides@terra.com.br
(19) 9 8190-7711
(14) 9 9757-7711- Plantão e WhatsApp



Skype: Infobibos




Infobibos & Agroblue

Ministro da Agricultura recebe comitiva da ovinocultura




Na última quarta-feira, 8, o deputado federal Afonso Hamm esteve reunido com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em Brasília, para tratar das demandas da cadeia produtiva da ovinocultura.



Acompanhado do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Schwab, e de representantes do setor, Afonso Hamm reforçou a importância do comprometimento do governo federal em realizar o projeto de fomento à ovinocultura. "Desenvolvemos o projeto e agora buscamos junto ao Ministério um programa de assistência técnica aos produtores, pois temos condições de atender um número expressivos de ovinocultores com esse projeto piloto. O ministro e sua equipe sinalizaram positivamente, demonstrando sensibilidade à proposta", afirmou.



Autor do PL que cria a Política Nacional de Incentivo à Ovinocultura, o deputado também destacou que o projeto será desenvolvido no Rio Grande do Sul, com investimentos que devem superar os R$ 2 milhões em três anos. Com um rebanho atualmente de cerca de 4,2 milhões de cabeças de ovelhas, o Estado já pode ser considerado um ponto atraente para investimentos nesse segmento.



O objetivo do projeto é capacitar os produtores e estimular a criação de raças produtivas, aumentando a rentabilidade dos rebanhos com a produção de carne, lã, couro e laticínios. Com uma política agrícola bem definida, extensão rural e suporte de crédito o mercado não precisará mais viver dependendo da demanda, pois terá condições de ser sustentável.


Jornalista responsável – Gilkiane Cargnelutti MTB 15.929 - (51) 3392-4609

EMBRAPA: Crianças conhecem tecnologias da Embrapa durante Dinapec Kids



Para aprender mais sobre sustentabilidade, quatrocentos alunos - de 4º e 5º anos do ensino fundamental de quatro escolas de Campo Grande (MS) - participaram da Dinapec Kids, nos dias 9 e 10 de março, durante a Dinâmica Agropecuária (Dinapec), na Embrapa Gado de Corte. Com o tema “Agricultura Sustentável: alimentando o presente para garantir o futuro”, os estudantes visitaram o campo onde assistiram apresentações sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como alternativas para a redução da emissão dos gases de efeito estufa na agropecuária, forma correta de reciclagem do lixo, uso de forrageiras na alimentação dos bovinos e a importância do cultivo correto para a não degradação dos solos. Além disso, viram apresentações de cães no pastoreio de ovelhas e as diferenças entre raças bovinas.

A ação faz parte do “Programa Embrapa & Escola”, cuja principal finalidade é aproximar e ampliar o conhecimento e o interesse de crianças pela ciência e tecnologia. Segundo a coordenadora geral do projeto, a relações públicas da Embrapa Gado de Corte, Anelise Sulzbach, a ação com os estudantes, acompanhados por professores, visa mostrar como a ciência está presente no dia a dia e o quanto ela contribui para o desenvolvimento da agropecuária nacional. “Inserir as crianças na programação da Dinapec, com a versão da Dinapec Kids, foi uma experiência que deu muito certo e com certeza veio para ficar. Ressalto que, para o sucesso da iniciativa, a colaboração de colegas de todos os setores e áreas da Empresa foi fundamental”, diz.



O pesquisador Antonio Rosa, apresentou às crianças a diferença entre as duas principais raças de bovinos do Brasil: taurinos e zebuínos. Ele lembra que hoje em dia, ao contrário da época da criação da Embrapa, há mais de 40 anos, a população é em sua maioria urbana. “Então nós que trabalhamos na área de produção de alimentos, temos que informar às pessoas que vivem na cidade sobre a importância do trabalho do homem do campo. Eu acho a iniciativa de realizar a Dinapec Kids nota dez”, declara.

O pesquisador da Embrapa Florestas (PR), Vanderley Porfírio-da-Silva, atendeu um grupo de alunos na estação sobre ILPF. Ele destaca a importância de elas perceberem a diferença entre retirar árvores de uma floresta natural e plantar árvores para colher. “Na mesma área que antes só se produzia carne e leite, agora é possível produzir também madeira e, com isso, não precisamos entrar na floresta natural para colher madeira para qualquer finalidade”, ressalta.

Emanuelly Vasquez, 9 anos, gostou de saber sobre as utilidades da madeira do eucalipto e a importância da sombra para os animais. “Achei os cachorros bem espertos”, acrescentou o estudante Ismael Salomão de 11 anos.

A coordenadora pedagógica da Escola do Sesc, Joana Darc Migliorini, destaca que os temas abordados vêm de encontro com o que é trabalhado na escola, principalmente, no que se refere à sustentabilidade, como efeito estufa e reciclagem.

“A vinda à Embrapa é uma grande oportunidade para os alunos conhecerem parte do que é feito na Empresa”, diz a professora da Escola Estadual José Ferreira Barbosa, Beanir Santos, que pretende trabalhar os temas abordados na visita também em sala de aula.

Um dos coordenadores do projeto, o editor Rodrigo Alva, destaca a ação como um meio de aproximar a Embrapa do público infantil e este público da ciência. “Dessa maneira, contribuímos para uma geração futura que irá refletir sobre as informações que receber e passará a filtrá-las melhor, bem como despertamos a curiosidade sobre a ciência e, quem sabe, no meio de tudo isso conseguimos alguns novos pesquisadores para dar continuidade às pesquisas dos que hoje aqui estão", declara.

“Foi tudo bem planejado. Acredito que alcançamos o objetivo. Os representantes das escolas elogiaram a iniciativa”, conclui o outro coordenador da ação, o supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Gado de Corte, Paulo Paes.

Para a realização da Dinapec Kids, a Embrapa Gado de Corte contou com o apoio de: Dallas Alimentos, Laticínios Imbaúba, Solurb, Novilho Precoce MS, APL Cozinha Industrial, Projeto Cão Pastor e Panificadora Válega.



40 anos

A iniciativa de realização da Dinapec Kids faz parte da programação dos 40 anos da Embrapa Gado de Corte, uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Fundada em abril de 1977, a Unidade desenvolve tecnologias sustentáveis que aumentam a produtividade pecuária. 

Texto: Kadijah Suleiman, jornalista Embrapa Gado de Corte (MTb RJ 22729JP)
Embrapa Gado de Corte
Campo Grande/MS
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog