A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT

A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT
AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online
Ofereci meus ombros. Como escada ele subiu. Abri o caminho para ele passar. Na hora da porrada a cara era a minha. Fui seu irmão seu amigo e companheiro... Um dia encontrou comigo. Me deu um beijo. Virou as costas e partiu. Lembrei de Jesus e as 30 moedas"
Poema do mensaleiro João Paulo Cunha que revela a mágoa em relação ao ex-presidente LULArápio.
"Anos atrás recebi do então governador de Brasília Cristovam Buarque o ‘premio manuel bonfim’, atribuído ao meu livro "Chatô, o rei do Brasil". Já pedi à Marília para localizar a placa de prata. Vou devolver. de golpista não quero nada. Nem prêmio".

Escritor Petralha Fernando Morais

“Que pena que nossos gênios estejam tão obtusos. E tão viciados no aparelhamento. O PT corrompeu mais do que a política, corrompeu a inteligência e o caráter. E aos poucos vão mostrando que a volta da Dilma por mais dois anos, com essa gente, vai embrutecer o País e seguir se apropriando do Estado. Pior que não tem juiz Moro para este tipo de roubo: da inteligência e do caráter. Ele não falou em devolver os dez mil que recebeu do prêmio. Na época eram dez mil dólares. Nem o que ele fazia no governo do Quercia".

Senador Cristovam Buarque

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, março 13, 2017

EMBRAPA: Crianças conhecem tecnologias da Embrapa durante Dinapec Kids



Para aprender mais sobre sustentabilidade, quatrocentos alunos - de 4º e 5º anos do ensino fundamental de quatro escolas de Campo Grande (MS) - participaram da Dinapec Kids, nos dias 9 e 10 de março, durante a Dinâmica Agropecuária (Dinapec), na Embrapa Gado de Corte. Com o tema “Agricultura Sustentável: alimentando o presente para garantir o futuro”, os estudantes visitaram o campo onde assistiram apresentações sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como alternativas para a redução da emissão dos gases de efeito estufa na agropecuária, forma correta de reciclagem do lixo, uso de forrageiras na alimentação dos bovinos e a importância do cultivo correto para a não degradação dos solos. Além disso, viram apresentações de cães no pastoreio de ovelhas e as diferenças entre raças bovinas.

A ação faz parte do “Programa Embrapa & Escola”, cuja principal finalidade é aproximar e ampliar o conhecimento e o interesse de crianças pela ciência e tecnologia. Segundo a coordenadora geral do projeto, a relações públicas da Embrapa Gado de Corte, Anelise Sulzbach, a ação com os estudantes, acompanhados por professores, visa mostrar como a ciência está presente no dia a dia e o quanto ela contribui para o desenvolvimento da agropecuária nacional. “Inserir as crianças na programação da Dinapec, com a versão da Dinapec Kids, foi uma experiência que deu muito certo e com certeza veio para ficar. Ressalto que, para o sucesso da iniciativa, a colaboração de colegas de todos os setores e áreas da Empresa foi fundamental”, diz.



O pesquisador Antonio Rosa, apresentou às crianças a diferença entre as duas principais raças de bovinos do Brasil: taurinos e zebuínos. Ele lembra que hoje em dia, ao contrário da época da criação da Embrapa, há mais de 40 anos, a população é em sua maioria urbana. “Então nós que trabalhamos na área de produção de alimentos, temos que informar às pessoas que vivem na cidade sobre a importância do trabalho do homem do campo. Eu acho a iniciativa de realizar a Dinapec Kids nota dez”, declara.

O pesquisador da Embrapa Florestas (PR), Vanderley Porfírio-da-Silva, atendeu um grupo de alunos na estação sobre ILPF. Ele destaca a importância de elas perceberem a diferença entre retirar árvores de uma floresta natural e plantar árvores para colher. “Na mesma área que antes só se produzia carne e leite, agora é possível produzir também madeira e, com isso, não precisamos entrar na floresta natural para colher madeira para qualquer finalidade”, ressalta.

Emanuelly Vasquez, 9 anos, gostou de saber sobre as utilidades da madeira do eucalipto e a importância da sombra para os animais. “Achei os cachorros bem espertos”, acrescentou o estudante Ismael Salomão de 11 anos.

A coordenadora pedagógica da Escola do Sesc, Joana Darc Migliorini, destaca que os temas abordados vêm de encontro com o que é trabalhado na escola, principalmente, no que se refere à sustentabilidade, como efeito estufa e reciclagem.

“A vinda à Embrapa é uma grande oportunidade para os alunos conhecerem parte do que é feito na Empresa”, diz a professora da Escola Estadual José Ferreira Barbosa, Beanir Santos, que pretende trabalhar os temas abordados na visita também em sala de aula.

Um dos coordenadores do projeto, o editor Rodrigo Alva, destaca a ação como um meio de aproximar a Embrapa do público infantil e este público da ciência. “Dessa maneira, contribuímos para uma geração futura que irá refletir sobre as informações que receber e passará a filtrá-las melhor, bem como despertamos a curiosidade sobre a ciência e, quem sabe, no meio de tudo isso conseguimos alguns novos pesquisadores para dar continuidade às pesquisas dos que hoje aqui estão", declara.

“Foi tudo bem planejado. Acredito que alcançamos o objetivo. Os representantes das escolas elogiaram a iniciativa”, conclui o outro coordenador da ação, o supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Gado de Corte, Paulo Paes.

Para a realização da Dinapec Kids, a Embrapa Gado de Corte contou com o apoio de: Dallas Alimentos, Laticínios Imbaúba, Solurb, Novilho Precoce MS, APL Cozinha Industrial, Projeto Cão Pastor e Panificadora Válega.



40 anos

A iniciativa de realização da Dinapec Kids faz parte da programação dos 40 anos da Embrapa Gado de Corte, uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Fundada em abril de 1977, a Unidade desenvolve tecnologias sustentáveis que aumentam a produtividade pecuária. 

Texto: Kadijah Suleiman, jornalista Embrapa Gado de Corte (MTb RJ 22729JP)
Embrapa Gado de Corte
Campo Grande/MS
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog