AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, julho 31, 2017

Maior evento de irrigação do Brasil começa nesta terça-feira (1º), em Campinas (SP)




Cidade sediará a maior feira de irrigação já realizada no país, com palestras, minicursos e exposição técnica

 

O mercado de irrigação tem crescido de forma constante, ao longo dos últimos anos, no Brasil. Segundo, a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), houve um crescimento de 4% na área agrícola irrigada no país, quando comparado à 2015.

"O surgimento de novas tecnologias e de novos fabricantes, além de, principalmente, a alta demanda à campo, são fatores que estão tornando o mercado cada vez mais aquecido", explica Denizart Vidigal, coordenador da Feira Internacional da Irrigação Brasil 2017 (FIIB 2017), maior evento do setor no país, que acontecerá de 1 a 3 de agosto, no Expo Dom Pedro (Dom Pedro Shopping), em Campinas (SP).

A feira tem como objetivo proporcionar integração e networking entre as empresas e os profissionais da área, por meio de uma grande exposição técnica (serviços e equipamentos), com mais de 60 expositores no local, além de disseminar conhecimentos com a realização de palestras diferenciadas e minicursos ao longo de toda a programação.

Dentre os principais temas que serão abordados durante o evento estão Gestão Hídrica; Sustentabilidade na Irrigação; Agrometreologia; Gotejamento; Projetos de Irrigação; Custos de Bombeamento; Papel da Irrigação no Desenvolvimento Econômico e Social; Irrigação na Fruticultura, no Paisagismo e em Gramados Esportivos; Manejo de Irrigação; Filtragem; Software de Desempenho de Irrigação, dentre muitos outros.

AUTORIDADES

Na solenidade de abertura do evento, no dia 1º de agosto, diversas autoridades importantes do agronegócio brasileiro estarão presentes. Já estão confirmados: Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho); Arnaldo Jardim, secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; e Ricardo Salles, secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo.

SUSTENTABILIDADE

O evento contará ainda com uma palestra do pesquisador da Embrapa Cerrados e editor técnico de dois livros importantes na área, Lineu Neiva Rodrigues. Na ocasião, ele tratará do "Uso da água na agricultura irrigada", apresentação que acontecerá no dia 3 de agosto.

Dentre as obras idealizadas por Lineu, em parceria com outros pesquisadores e profissionais, estão  "Água: Desafios para a Sustentabilidade da Agricultura" e "Agricultura Irrigada: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável", publicações que tratam o tema da sustentabilidade na irrigação com grande profundidade, apresentando as diversas facetas desta questão na agricultura brasileira. O primeiro livro já pode ser adquirido na livraria da Embrapa (http://vendasliv.sct.embrapa.br/liv4/consultaProduto.do?metodo=detalhar&codigoProduto=00085190) e o segundo será lançado e estará disponível à partir de setembro.

Ainda dentro do foco da sustentabilidade, com orientações práticas para o produtor, visando o sucesso a campo e a otimização de recursos e insumos, o engenheiro agrônomo e consultor da ICL Brasil, Luiz Dimenstein, lançará o livro "Manejo de Fertirrigação", durante a feira. A obra dá ênfase exatamente no manejo das plantas, processo que é responsável pela tomada de decisões pelo produtor, a fim de suprir nutrientes, ajustar e corrigir pH, salinidade, doses dos fertilizantes solúveis, dentre outros, a fim de evitar os extremos de carências ou de excessos de cada nutriente relevante.

SOBRE A FIIB

A programação completa da FIIB pode ser acessada diretamente no site oficial do evento
www.fiib.com.br

A feira é gratuita e aberta ao público (maiores de 18 anos). As inscrições podem ser feitas antecipadamente no site do evento ou realizadas também diretamente no local durante a feira.

A estimativa de público é de cerca de 3 mil visitantes, durante os três dias de evento.

TECNOLOGIAS DA FIIB

Confira, abaixo, algumas das novidades e tecnologias que serão apresentadas pelos expositores da FIIB, em Campinas (SP).

Agrolink Holambra - A empresa trará projetos, equipamentos e suporte técnico. Possui projetos para instalação de sistemas para irrigação e climatização. A especialidade da companhia é a fertirrigação e a automação para todos os cultivos. Possuem equipe técnica para o desenvolvimento de soluções e manejo dos equipamentos.

Agrosmart - A Agrosmart apresentará um sistema que se conecta à lavoura para gerar recomendações de irrigação em tempo real, de acordo com a necessidade da planta, em cada momento da safra. O sistema permite economizar até 60% de água e 40% de energia, aumentando a eficiência da produção. A Agrosmart estará na FIIB com parceiros, como a NaanDanJain e a Monitorar. Além disso, a CEO da empresa, Mariana Vasconcelos, fará uma palestra sobre "A Era da Cultura Digital" no dia 3 de agosto, às 9h30.

Agrosystem - Distribuído com exclusividade pela Agrosystem, o EnviroMonitor, é a grande novidade que a empresa traz para a FIIB. O sistema, desenvolvido pela empresa norte-americana Davis, permite a medição e o gerenciamento dos parâmetros ambientais de clima e solo, com o objetivo de otimizar a produtividade e reduzir custos da lavoura utilizando uma rede de sensores. Entre outras vantagens, faz o monitoramento preciso em diversos pontos da lavoura, enviando, para o produtor, os dados em tempo real.

Asten & Cia - Apresentará toda a sua linha de produtos para irrigação, inclusive de Micro Irrigação, que estará em exposição no estande da FIIB. Ao longo de seus 66 anos, a empresa continua sendo sinônimo de qualidade e tradição, além disso, é representante exclusiva da marca Antelco no Brasil.

Bermad Brasil - A empresa fará no evento, o lançamento da nova linha de Controladores para Irrigação, com novidades na comunicação de dados. A empresa é líder mundial em soluções para controle de água e ar em sistemas de irrigação. Possui equipamentos e assessoria para dimensionamento de estruturas de segurança e automação em sistemas de irrigação e transporte de água.  Líder mundial também na fabricação de Válvulas de Controle, Ventosas, Controladores e equipamentos para automação em sistemas de Irrigação.

Brasil Drip - Apresentará sistemas de irrigação por gotejamento. Mangueiras gotejadoras, filtros, conexões, ferramentas de instalação e equipamentos para monitoramento do uso adequado da água fazem parte do portfólio da Brasil Drip.

BSV & Baccara – A BSV & Baccara apresentarão o MOTTECH Water Management & MOTOROLA SOLUTIONS IRRInet: monitoramento e controle de múltiplos e simultâneos sistemas de irrigação e de obras de distribuição de água, com grande flexibilidade de gerenciamento, podendo ser local ou remoto, utilizando mapas de satélite integrados com o sistema de controle intuitivo por "touch screen". Com a especialidade da Motorola, permite comunicação nas mais diferentes maneiras, como: internet, dados móveis via satélite, cabo comum, fibra ótica e rádio, com equipamentos robustos e confiáveis.
Hidro Solo - A Hidro Solo trará soluções para irrigação, abrangendo produtos para pequenas, médias e grandes empresas. Fundada em 1981, a Hidro Solo se notabilizou no desenvolvimento e fabricação de Sistemas de Filtragem para variadas condições de qualidade da água bruta na agricultura irrigada. Com mais de 3.000 m² de área construída, em sede própria, a Hidro Solo possui um parque industrial totalmente estruturado, com diversas máquinas CNC, pintura eletrostática à pó e uma equipe fabril altamente qualificada.

Iavant - Empresa com soluções de filtragem, a Iavant atua há 25 anos no segmento com tecnologia patenteada e produção 100% local. Devido à grande diversidade nas fontes de água e efluentes, desenvolvem equipamentos específicos para cada aplicação com excelente custo benefício, em função da crescente demanda por água de qualidade aliada à redução na disponibilidade. Assim, os separadores de sólidos e filtro automáticos auto limpantes são os produtos de destaque.

Injetron - A empresa possui profissionais experientes e o maior mix de produtos do mercado de peças para sistemas de irrigação localizada. A companhia dispõe de soluções, que se adequam às necessidades dos clientes, indicando o equipamento mais adequado para a sua aplicação, com atendimento especial e diferenciado junto aos clientes.

Irritron - Fundada em 1996, a empresa vem inovando e colocando novos produtos no mercado a cada ano. A mais recente novidade que apresentará na feira é o controlador Irriplus VR que, associado a um inversor de frequência, possibilita variar a rotação dos motores elétricos de acordo com a demanda de pressão de cada válvula de setor. A Irritron é a primeira empresa brasileira fabricante de equipamentos para automação de sistemas de irrigação e a única com solução completa nesse segmento. Fabrica controladores eletrônicos, válvulas hidráulicas, válvulas solenóide, solenóides três vias com base, ventosas, acionadores de partida, amplificadores de potência para controladores, aspersores e muitos outros periféricos.

Lindsay - A Lindsay é a única empresa no Brasil com real experiência em gerenciamento de pivôs, e com tecnologia realmente desenvolvida para o campo comprovada nele, que possui o maior número de pivôs monitorados remotamente de forma confiável e segura. A companhia trará para a FIIB, o FieldNET, que é uma plataforma que monitora e controla pivôs e sistemas de irrigação localizada Web-based - software com suporte em aplicativos móveis, painéis de controle e hardware de telemetria com integração de sensores e estações de bombeamento.

Luperplas - A Luperplas está no mercado há mais de 22 anos e oferece soluções em tubos de PVC, com entregas rápidas e qualidade. Os produtos são fabricados seguindo os padrões estabelecidos pelas normas da ABNT, assim como também fabrica produtos especiais de acordo com a necessidade do cliente. Atuam na linha de irrigação, predial, infra estrutura e saneamento.

Marbella do Brasil - Na FIIB 2017, a Marbella do Brasil apresentará o Marbella filtro Duplo, um equipamento que oferece economia e praticidade, ocupando menos espaço e facilitando o manuseio. A empresa é especializada em soluções para irrigação e tratamento de água há 20 anos. Desde então, vem consolidando seus processos de fabricação de produtos e desenvolvendo novas soluções para atender cada vez melhor as necessidades do mercado.

Plasnova Tubos - A Plasnova Tubos apresentará na FIIB 2017, três tamanhos de válvulas anti-dreno (½', ¾' e 1'). A novidade trata-se de um produto que elimina o encharcamento da região onde o rotor ou o aspersor está instalado. A empresa é especializada na comercialização de tubos de irrigação nas mais diferentes formas de apresentação, sempre buscando oferecer vantagem competitiva sustentável para seus clientes.
Petroisa - A Petroisa Irrigação lançará na FIIB 2017, novas  opções para irrigação localizada, trazendo ao mercado maior eficiência e economia. MINI-ROTOR: Considerado o intermediário na família da aspersão, possui maior alcance e vazão em relação aos microaspersores - com diversas vazões possui uma excelente relação custo-benefício. MICROTUBO SPAGHETTI: Excelente alternativa de irrigação localizada para cultivo em vasos e slabs – com diversas vazões e comprimentos.

Senninger Irrigação - A empresa trará para o evento, os emissores da linha Wob, que proporcionam o que há de mais eficiente em termos de irrigação de alto desempenho com baixo consumo de energia. Com sede na Flórida desde 1963 e no Brasil há 14 anos, na cidade de Jaguariúna (SP), a empresa é líder na criação e desenvolvimento de produtos para irrigação. Na linha de produtos estão Aspersores, Reguladores de Pressão, Bocais, etc.. têm aplicação na agricultura, mineração e efluentes – sistemas projetados para distribuir água o mais uniforme e eficiente possível.

Terra Júnior Consultoria Agropecuária - Referência entre as empresas juniores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), atua na prestação de serviços de consultoria em todos os setores agropecuários. Foi fundada no ano de 2000 e em toda sua história possui um caráter diferencial que é a multidisciplinaridade. Formada pelos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, a Terra Jr sempre contou com a total assistência de professores dos departamentos destes cursos. Por ser a única empresa júnior de caráter multidisciplinar da região, se tornou diferenciada pela grande capacitação teórica dos membros e pela orientação de professores da Universidade Federal de Lavras. A Terra Jr é uma organização sem fins lucrativos, portanto os preços cobrados pelos projetos são mais acessíveis que os de mercado.

Terra Molhada - Especializados no desenvolvimento de projetos e venda de materiais para sistemas de irrigação. Atuam deste o gotejamento até pivot central/automação, fertirrigação, gotejamento, nebulização, microaspersão , aspersão, canhão, carretel irrigador, pivô central e linear.

Vetro - A empresa está no mercado há mais de 30 anos fabricando tubos e conexões de PRFV e RPVC. Na FIIB irá lançar o Tubo E-PRFV, com design inovador e exclusivo, que resultou em um produto leve, com a mesma resistência mecânica de um tubo de fibra convencional e ainda fabricado sem adição de carga. Sua versatilidade permite que ele seja utilizado na condução de água, vinhaça, resíduos de esgoto, produtos corrosivos e com altas temperaturas. A principal vantagem é o baixo custo de venda, se comparado a similares. A novidade atende ainda à diversos mercados: irrigação, sucroalcooleiro, citros, indústrias químicas, papel e celulose, construtoras, engenharias, dentre outros.



SERVIÇO
Feira Internacional da Irrigação Brasil  2017 (FIIB 2017)
Data: 1, 2 e 3 de agosto
Local: Expo Dom Pedro, em Campinas (SP)
Mais informações: www.feiradeirrigacao.com.br


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
MyPress & Co.
imprensa@mypress.com.br
(19) 3304-4833 | (19) 3304-6622

Jornalistas Responsáveis:
Daniela Mattiaso
daniela@mypress.com.br
(19) 9 8291-9444

Isabella Monteiro
isabella@mypress.com.br
(19) 9 7410-1620


EMBRAPA: Aplicativo Controlpec 1.0 está mais flexível





A ferramenta é para controlar despesas e receitas da propriedade 



O Controlpec 1.0 é um aplicativo que a Embrapa Gado de Corte lançou em 2012 para auxiliar o produtor rural nas finanças da propriedade. A planilha em Excel foi formulada para controlar custos e receitas de uma produção, que pode ser tanto para pecuária como para agricultura. Desde o seu lançamento há cinco anos, os pesquisadores acompanham e recebem demandas de seus usuários e foi exatamente para atender sugestões dos clientes que este ano a ferramenta sofreu modificações. A demanda era para aumentar o número de linhas da planilha, pois para alguns as anotações são mais numerosas e as linhas não eram suficientes para todas as movimentações.


Segundo o pesquisador Fernando Paim Costa, o ajuste foi feito na tabela de forma a atender o público que utiliza o aplicativo, e a nova versão já está disponibilizada sem custo algum para o usuário que só precisa “baixar o aplicativo” disponível no site da Embrapa Gado de Corte. “Dobramos o número de linhas de 150 para 300 nas abas de janeiro a dezembro para lançamento do movimento financeiro diário, ajustamos fórmulas, mas a lógica foi mantida”, explica Paim ressaltando que o Controlpec 1.0 é uma ferramenta para se registrar e avaliar de forma sistemática, custos e receitas e que pode ser utilizada para qualquer negócio. Ainda segundo o pesquisador, o Controlpec 1.0 é uma ferramenta simples. “Os produtores que fazem anotações manuais podem transferir seus números para o computador e os que já fazem uso da informática poderão controlar seus resultados gastando menos tempo e obtendo maior precisão”, diz.


Se muitos produtores acham difícil e não registram nem avaliam seus custos e receitas pela falta de uma ferramenta podem mudar de ideia porque além do Controlpec 1.0 ser uma ferramenta de fácil utilização e de interpretação de dados, seu custo é zero. E para detalhes da planilha, bem como conhecer seu manual o endereço eletrônico é: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/controlpec/


O que se espera com este aplicativo e outros lançados pela Embrapa é elevar o nível de gestão das propriedades e não concorrer com o mercado, até porque a ferramenta não tem custo para o usuário. Para o pesquisador, “gerenciar com acerto é crucial para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empreendimento do agronegócio”. E faz um alerta aos produtores: “Como a lucratividade da pecuária de corte tem se reduzido pela queda no preço de seus produtos e pela alta nos custos de produção, controlar a atividade tornou-se crucial para aqueles que querem se manter no negócio. Controlar as finanças da fazenda é necessário e inclui elaborar relatórios que consolidam despesas, receitas e margens econômicas da atividade, tendo em conta o plano de contas definido pelo usuário. Os resultados são expostos para cada mês do ano e para todo o ano”.


O aplicativo Conrolpec 1.0 desde seu lançamento foi baixado por cerca de 30 mil pessoas e as contribuições para seu aperfeiçoamento, bem como solicitações de orientação relativas a seu uso, poderão ser encaminhadas para o endereço:https://www.embrapa.br/fale-conosco



 
Eliana Cezar, jornalista (DRT/15410/SP)
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Gado de Corte
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Campo Grande/MS

CNC - Balanço Semanal de 24 a 28/07/2017



BALANÇO SEMANAL — 24 a 28/07/2017

Contratos assinados até 28 de julho credenciam agentes financeiros a operarem com 81,5% dos recursos do Funcafé

FUNCAFÉ Nesta semana, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a assinatura de mais 17 contratos autorizando a liberação de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) aos agentes financeiros, que correspondem a uma demanda de R$ 2,157 bilhões. Somados ao R$ 1,827 bilhão da semana anterior, o montante permitido para repasse às instituições até hoje (28) chega a R$ 3,984 bilhões, ou 81,5% do total de R$ 4,890 bilhões aprovados para a safra 2017.

O Conselho Nacional do Café (CNC) recorda que a assinatura dos contratos apenas credencia os bancos e cooperativas de crédito a operarem com recursos do Fundo. Para o encaminhamento do capital aos agentes e a consequente tomada pelos mutuários, faz-se necessário que procurem suas instituições de crédito e apresentem as demandas, que serão encaminhadas ao Governo para o posterior repasse até a ponta final.


PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

Na quarta-feira, 26 de julho, o presidente do CNC, deputado Silas Brasileiro, recebeu a diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira, e o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcelo Vieira, também conselheiro diretor da BSCA.

Foram debatidos aspectos da promoção mundial da sustentabilidade da cafeicultura brasileira, ponto que as três entidades entendem como cruciais para a manutenção dos mercados estratégicos e para a abertura ou ampliação da participação nacional em novos e emergentes países consumidores de café.

A diretora da BSCA – entidade associada ao CNC – comenta que a reunião foi um reinício das discussões visando à análise de viabilidade de adesão do agronegócio café ao segmento "Imagem" do Programa Acesso a Mercados (PAM-AGRO), iniciativa nascida da parceria entre a Apex-Brasil e o Ministério da Agricultura e que conta com a participação do Ministério das Relações Exteriores e da Camex.

Vanusia explica que o projeto pretende trabalhar internacionalmente a imagem do Brasil agro, contando com o apoio de todos os segmentos relevantes na exportação. O presidente do CNC completa citando que a ideia é tratar todos os assuntos das sustentabilidades ambiental e social, exemplares no País, e o profissionalismo e os investimentos em pesquisa e tecnologia com os demais governos mundiais e formadores de opinião, como jornalistas, ONGs, entre outros.

ESTHÉRIO COLNAGO
No dia 22 de julho, o cooperativismo capixaba perdeu uma de suas principais, senão a principal liderança com o falecimento prematuro e repentino do presidente do Sistema OCB/ES, Esthério Sebastião Colnago. Frente a essa fatalidade, o CNC, que se fez presente ao velório através de seu presidente Silas Brasileiro, manifesta a família, amigos e colaboradores suas profundas condolências, enaltecendo todo o trabalho, o idealismo e a forma de ser desse líder nato e exemplar.

Entusiasta do conhecimento e do aprimoramento, Esthério foi defensor de todos os ramos do cooperativismo e batalhou, também, pela inclusão dos jovens e mulheres. Sem dúvida, a convivência com ele, nestes últimos anos, juntamente ao CNC, foi uma experiência importante e gratificante, o que nos faz lamentar profundamente o seu falecimento. Entretanto, pessoas como Esthério deixam uma história registrada, deixam seu legado, e a nossa gratidão vem por todo o trabalho e toda a dedicação voltados ao cooperativismo e à cafeicultura.

MERCADO — Após uma queda de 4% nos dois primeiros pregões, os contratos futuros internacionais do café se recuperaram e fecharam praticamente estáveis no agregado da semana.

A desvalorização inicial se deu em função de um ajuste de posições por parte dos fundos, ao passo que a recuperação veio com base no sentimento de preocupação com o equilíbrio entre oferta e demanda global.

Na ICE Futures US, o vencimento setembro do Contrato C foi cotado, na quinta-feira, a US$ 1,3595 por libra-peso, com queda de 60 pontos em relação ao final da semana passada. O vencimento setembro do contrato futuro do robusta, negociado na ICE Futures Europe, encerrou o pregão de ontem a US$ 2.141 por tonelada, recuando apenas US$ 2.

O dólar comercial, depois de uma queda significativa na quarta-feira, fechou em alta ontem e retomou um balanço positivo na semana. O movimento foi puxado pela informação do Federal Reserve (FED, banco central dos EUA) de que iniciará a redução de seu balanço patrimonial em breve. Na quinta-feira, a divisa norte-americana foi cotada a R$ 3,1561, com alta de 0,5% ante a semana anterior.

De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo continua firme e seco nos próximos cinco dias em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia. Já do Espírito Santo ao sul da Bahia, há possibilidade de chuva fraca. Em relação a geadas, a empresa descartou a possibilidade no cinturão produtor e apontou que, mesmo que a temperatura caia no Sul de Minas, o declínio não será por entrada de massa de ar polar e, assim, não há risco.

Ainda conforme a Somar, o padrão atmosférico não deve se alterar até a próxima quarta-feira, quando as simulações passam a apontar o retorno da chuva ao Paraná e, posteriormente, para áreas de São Paulo e para o Sul de Minas Gerais, porém de forma isolada.

No mercado doméstico, os indicadores calculados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) para as variedades arábica e conilon tiveram pouca oscilação e foram cotados, ontem, a R$ 458,84/saca e a R$ 415,26/saca, com variações de 0,7% e 0,5%, respectivamente, na comparação com o fechamento da semana anterior. O cenário ainda permanece com poucos negócios realizados, à medida que os produtores aguardam melhores preços.

Atenciosamente,
Deputado Silas Brasileiro
Presidente Executivo
CNC - Sede Brasília (DF)
SCN Qd. 01, Bloco C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sala 1.101 - CEP: 70711-902
Fone / Fax: (61) 3226-2269 / 3342-2610
E-mail: imprensa@cncafe.com.br

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog