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sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Encontro “Relacionamentos & Negócios” na Feinco quer intensificar relações comerciais entre produtores e frigoríficos

Parceria entre a feira, a Aspaco e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas busca aproximar os elos da cadeia produtiva e criar oportunidades de negócios

Os negócios na ovinocaprinocultura estarão a pleno vapor entre os dias 11 e 15 de março, durante a 5ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), no Centro de Exposições Imigrantes (SP). Aproveitando o público que visitará o local, o Sebrae-SP, em parceria com o Agrocentro, empresa promotora do evento, e a Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (Aspaco), promoverá no penúltimo dia da feira (14/03) um evento que ajudará a aproximar os diversos elos que integram a cadeia produtiva.
O encontro, batizado como “Relacionamentos & Negócios”, colocará em um mesmo espaço produtores rurais - de confinamentos coletivos e individuais – e representantes de abatedouros e frigoríficos. O objetivo é viabilizar o contato entre vendedores e compradores do setor, intensificando as relações comerciais e criando novas oportunidades de negócios.
Para isto, será realizado um coquetel, onde haverá a apresentação de cada um dos participantes. Todos os presentes estarão identificados com crachás. Consultores de agronegócios do Sebrae-SP estarão presentes, intermediando o contato entre os participantes.
Na ocasião, os criadores terão a chance de apresentarem seus produtos, enquanto os industriais poderão mostrar as potencialidades de suas empresas. O encontro terá um caráter menos formal que uma rodada de negócios, com foco na aproximação entre os segmentos produtivos, o que possibilitará a troca de contatos para negociações futuras.
“Nossos objetivos com ações como o “Relacionamentos & Negócios” vão muito além dos cinco dias de feira. Queremos prosperar as redes de relacionamentos entre quem produz e quem repassa para o consumidor, o que fortalece o mercado”, explica Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro.
Poderão participar do encontro produtores individuais e de confinamentos coletivos com capacidade de fornecimento de lotes acima de 100 animais e representantes de abatedouros e frigoríficos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina.
O evento será realizado no espaço Cozinha Interativa Feinco / Savana, a partir das 16h. Interessados em participar do “Relacionamentos & Negócios” podem obter mais informações pelo e-mail rodada.negocios@sp.sebrae.com.br.

Fomento ao setor - O encontro “Relacionamentos & Negócios” é mais uma das diversas oportunidades que criadores, especialistas e investidores encontrarão na Feinco 2008, maior feira indoor do setor na América Latina. Focada no desenvolvimento da ovinocaprinocultura, a feira deverá atrair mais de 25 mil visitantes do Brasil e Exterior.
Segundo os organizadores, a movimentação de negócios deste ano deverá ser 10% maior que em 2007. Cerca de 300 expositores estarão presentes nos 40 m2 reservados para a feira. Ao todo, quatro mil animais de elite de mais de 20 raças estarão presentes no local para participar de exposições nacionais e mundiais, vendas diretas e dos 13 remates já confirmados para a feira. A Feinco 2008 trará também uma extensa programação voltada para o setor, como o III Congresso Internacional Feinco e o espaço Cozinha Interativa Feinco/Savana, entre outras atrações.

Mais informações pelo site www.feinco.com.br, pelo e-mail feinco@agrocentro.com.br ou pelo telefone (11) 5067-6767.


Texto Assessoria de Comunicações tel. (11) 2198-1888
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Embrapa promove curso sobre controle de plantas invasoras em integração lavoura-pecuária

Chamada: A Embrapa Gado de Corte oferece mini-curso sobre controle de invasoras em integração lavoura-pecuária durante a Dinapec 2008. O objetivo é incentivar a adoção do sistema e mostrar ao produtor a possibilidade de manejo das plantas invasoras. Leia mais.
Fomentar a integração lavoura-pecuária e demonstrar a possibilidade de manejo das invasoras no sistema de produção. Este é o objetivo do curso “Controle de invasoras em integração lavoura-pecuária”, que acontece dia 13 de março na programação da Dinapec 2008, evento agropecuário realizado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
De acordo com especialistas a integração lavoura-pecuária (ILP) confere maior eficiência aos sistemas produtivos e ajuda a reduzir a pressão por abertura de novas áreas de pastagens. A implementação da ILP proporciona a recuperação do potencial produtivo das propriedades; o aumento da produção de grãos, carne e leite; a sustentabilidade dos sistemas; a melhoria do manejo e da conservação do solo e da água, além da elevação da renda do produtor rural.
“A integração lavoura-pecuária é uma importante forma de rotação de culturas economicamente viáveis para o Mato Grosso do Sul”, afirma o engenheiro-agrônomo e pesquisador da Fundação MS, Ricardo Barros, um dos instrutores do mini-curso, que acontecerá dentro da programação da Dinapec 2008,dia 13 de março, das 9 às 12 horas, na Embrapa Gado de Corte.
As 25 vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de chegada e o custo da inscrição é R$ 20,00 (vinte reais).
O endereço da Embrapa Gado de Corte é BR 262, Km 4, Vila Popular, na saída para Aquidauana.

Adriana Brandão - Jornalista
CE01067JP
(67) 3368.2144

Lagoa anuncia entrada no mercado de sêmen de ovinos e caprinos

Empresa fechou parceria com central Top in Life e passa a oferecer campeões de pista e grandes genearcas em produção de carne e leite

A Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, com mais de 35 anos de serviços prestados à pecuária nacional, está com uma grande novidade. A partir de março, a empresa comercializará sêmen de ovinos e caprinos, contando com inúmeros campeões de pista e grandes genearcas em produção de carne e leite. O lançamento oficial do produto aconteceu na Convenção Anual de Vendas da Lagoa, em Poços de Caldas (MG), entre os dias 17 e 20 de fevereiro. O lançamento comercial será na Feinco (Feira Internacional de Ovinos e Caprinos), que acontece entre os dias 11 e 15 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).
A Lagoa fechou uma parceria com a Top in Life, central de biotecnologias da reprodução em ovinos e caprinos, instalada em Jaboticabal (SP). A Top in Life, com dois anos de atuação, investe em pesquisas e inovou ao abrir o mercado de inseminação artificial para rebanhos comerciais. A empresa trabalha com manejo nutricional individualizado, além de praticar manejo sanitário condizente com o protocolo de exportação. Também são feitos exames microbiológicos do sêmen e DNA dos reprodutores. Outro diferencial são os cursos teórico-práticos das três principais técnicas de IA em ovinos e caprinos (laparoscopia, transcervical e cervical), que em breve também serão disponibilizados aos clientes da Lagoa.
Para coordenar os trabalhos no novo segmento, o zootecnista Alexandre Zadra, que é gerente de produto Corte/Taurinos da Lagoa, assume também a função de gerente de Ovinos e Caprinos da empresa. A Top in Life é dirigida pelos médicos veterinários Marcelo Roncoletta e Erika Morani.
Entre os reprodutores que serão disponibilizados estão Ovinos das raças Santa Inês, Dorper, Ile de France, Texel e Lacaune, e caprinos, das raças Saanen e Anglo Nubiano.
Nos ovinos, os principais nomes são: o Fenômeno 203 Playboy, FBJ Grafite 105 e BVN 219, grandes campeões nacionais da raça Santa Inês e Dorper; Mumbuca Nobre 1111, FS Robinho 87, L. P. Real 135, Catolezinho Bucéfalo 139 e Branquilho A054, que se destacam com progênies campeãs; Joatama 81 e L. Pereira Pereirão, que se destacam pelos recordes de peso oficial no Santa Inês, além de muitos outros reprodutores. Nos caprinos, destaque para no Anglo Nubiano, Dinâmico do Velame e Galego VIII do Jericó, são campeões nacionais em 2005, 2006 e 2007, e, no Saanen, Russo da Caprivama enche os olhos dos produtores de leite com sua linhagem altamente produtiva.
Os produtores de todo o Brasil vão contar com o atendimento da conceituada equipe de consultores de campo da Lagoa, composta por mais de 200 técnicos, espalhada por todo o Brasil, e também com a agilidade do Sêmen Express, botijão especial que possibilita o envio de doses para qualquer lugar do País, via Sedex, dos Correios, em até 72 horas.
Os últimos levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), datados em 2006, apontam para um rebanho de 16 milhões de ovinos e cerca de 10,5 milhões de caprinos nas propriedades do Brasil. O total de 26,5 milhões de cabeças coloca o país entre os maiores rebanhos do mundo, dentro do segmento da ovinocaprinocultura. Há um potencial mercado para a ovinocaprinocultura no Brasil. Hoje, a produção nacional de carne do setor rende R$ 480 milhões. Se apenas a demanda interna atual fosse suprida, esse número aumentaria em R$ 90 milhões e exigiria a inclusão de 4,4 milhões de novas cabeças no rebanho nacional, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco).
“É com orgulho e satisfação que apresentamos a parceria firmada entre a Lagoa e a Top in Life, empresa que segue a mesma filosofia da Lagoa, baseada na seriedade e qualidade genética e do sêmen. Esse é o primeiro passo da entrada da Central nesse segmento, levando aos criadores de ovinos e caprinos toda a sua credibilidade e experiência. Vamos atender a todos com o profissionalismo que caracteriza a central no segmento bovino há tanto tempo”, afirma Alexandre Zadra.
“Estamos fazendo diversos investimentos e apresentamos essa parceria, que movimenta o setor. A Lagoa, bem como a Top in Life, acredita no potencial do mercado de ovinos e caprinos no Brasil. Essa parceria soma forças, aliando competência em qualidade dos nossos produtos com a força do marketing, vendas e agilidade na entrega da Lagoa”, explicam os veterinários da Top in Life.

Mais informações pelo tel. (16) 2105. 2299 ou pelo site www.lagoa.com.br

Texto Assessoria de Comunicações: tel. (11) 2198. 1888
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

illycaffè inaugura espressamente na Coréia

A illycaffè anuncia a abertura da primeira espressamente illy da Coréia, na cidade de Seul, que conta com 20 milhões de habitantes. Com esta inauguração, a torrefadora italiana dá continuidade à expansão de sua famosa e inovadora rede, presente em mais de 32 países.
“A espressamente illy foi criada para oferecer o autêntico café italiano, produzido com os melhores grãos de arábica”, declara Andrea Illy, presidente da illycaffè. “Nós temos muita confiança no mercado coreano e estamos satisfeitos com o acordo firmado com a Curo F&B Co. Ltd, que nos permitirá abrir 15 unidades da espressamente illy até o final de 2008, totalizando 50 ao longo dos próximos cinco anos.”
A Universidade do Café da Coréia, aberta em 2005 e certificada como organização educacional em 2007, coopera com a filial chinesa, sediada em Xangai, para elaborar e ministrar cursos dedicados aos especialistas asiáticos da rede espressamente illy.
A entrada da espressamente illy no mercado coreano fortalece, ainda mais, o desenvolvimento da marca na Ásia, onde está presente na China, Índia, Japão, Cingapura, Tailândia e Vietnã, e onde serão inauguradas outras 40 unidades até o final deste ano.

Espressamente illy é o projeto criado pela illycaffè para cafeterias com base na busca pela excelência. O projeto contempla uma cadeia de cafeterias franqueadas com um design inovador, que interpreta a cultura do “estilo italiano do café”. Até o momento, o desenho do modelo foi confiado a três arquitetos italianos de renome internacional: Luca Trazzi, Cláudio Silvestrin e Paola Navone. O projeto espressamente illy foi lançado em 2003 e, desde então, 170 cafeterias foram abertas em mais de 32 países (Austrália, Bélgica, China, Croácia, Chipre, França, Alemanha, Hungria, Japão, Itália, México, Marrocos, Noruega, Portugal, Quatar, Rússia, Coréia do Sul, Espanha, Suécia, Ucrânia e Reino Unido) e o total deve chegar a 280 até o final de 2008.



Sobre a illycaffè
Sediada em Trieste, na Itália, a illycaffè produz e comercializa um único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade. O produto está disponível em mais de 50 mil dos melhores restaurantes e cafeterias do mundo. Vendido em 140 países, são servidas mais de 6 milhões de xícaras de café espresso illy por dia. A espressamente illy, sua cadeia de franquia de cafeterias no estilo italiano, está presente em 32 países com 170 lojas. Com o objetivo de espalhar a cultura do café, a illy fundou a Universidade do Café, um centro de excelência, com 9 unidades, que oferece treinamento prático e teórico sobre todos os aspectos do café para produtores de café, baristas e entusiastas. Possui mundialmente mais de 700 colaboradores e um faturamento consolidado de € 246 milhões.
A illycaffè compra café verde Arábica da melhor qualidade diretamente dos cafeicultores, por meio de parcerias que se baseiam na sustentabilidade e reciprocidade. A empresa estimula esta cooperação a longo prazo – com os melhores produtores de café do Brasil, América Central, Índia e África – fornecendo know-how e tecnologia, além de preços acima da média do mercado.


ADS Assessoria de Comunicações
Contatos com Rosana De Salvo, Lygia Marassi
Tel.: 11. 5090-3005 / 5090-3011 Fax.: 11. 5090.3010

Mosca-branca deixa produtores de tomate em alerta

Atualmente, a atenção de produtores está voltada a uma praga bastante temida: a mosca-branca. Sua alta capacidade de reprodução e seu poder de destruição acarretam em perdas significativas de produção de algumas culturas, entre elas, a de tomate. O inseto, de apenas um milímetro de comprimento, ataca a parte de baixo das folhas e suga a seiva, enfraquecendo as plantas.
Além disso, quando o inseto está infectado, transmite uma virose (Geminivírus) que compromete severamente a produtividade da cultura, podendo paralisar o crescimento da planta, diminuir o número de frutos e causar o amadurecimento precoce e irregular de frutos. No tomate, a mosca-branca transmite um vírus que provoca uma doença conhecida como mosaico dourado, que ataca as folhas e diminui a produtividade do tomateiro.
De acordo com o pesquisador da Gravena Ltda, Sérgio Roberto Benvenga, a infestação de mosca-branca pode acarretar perdas de até 70% na produtividade da lavoura. Isto ocorre porque as folhas sofrem uma clorose do limbo foliar, fato que resulta no amarelecimento geral das folhas, com conseqüências negativas no vigor, porte da planta e densidade de frutos nas pencas. “Indiretamente este inseto também pode comprometer a qualidade dos frutos produzidos por injetar toxinas que resultam em desordens fisiológicas, caracterizadas por maturação irregular por ocasião da colheita. A conseqüência são frutos com aspecto desfavorável para a comercialização e processamento industrial”, destaca Benvenga.
Edinei de Jesus Novelatto, produtor de tomates da cidade de Nova Odessa/SP, conta que em 2001 teve 40% de perdas na safra de tomate por problemas com infestação de mosca-branca. “Desde então, faço o manejo de maneira sistemática para evitar mais prejuízos”, conta. O produtor ainda reforça que “apesar da tolerância e resistência dos tomates no final do ano, é preciso tomar muito cuidado com a praga, pois depois que ela transmite a virose, o controle fica bastante difícil e é quase impossível não se ter prejuízos”
As lavouras de tomate da Estância Árvore da Vida, em Sumaré/SP, são exemplos dos resultados positivos alcançados com a adoção de tecnologias para o manejo da mosca-branca. O proprietário da fazenda, Joel Elias, ressalta que “com controle adequado da mosca-branca, o risco de infestação cai de 40% para 10%. Com o tratamento em dia, os tomates ficam menos vulneráveis à praga e nós, produtores, mais tranqüilos”

Sobre a Bayer CropScience
A Bayer CropScience AG, filial da Bayer AG com vendas anuais de aproximadamente, € 5,7 bilhões (2006), é uma das empresas líderes no mundo em inovação nas áreas de defensivos agrícolas, controle de doenças não-agrícolas, tratamento de sementes e biotecnologia vegetal. A empresa oferece uma excelente gama de produtos e amplo serviço de apoio para uma agricultura moderna e sustentável e para aplicações não-agrícolas. A Bayer CropScience tem um quadro de funcionários de aproximadamente 17.900 em nível mundial e está presente em mais de 120 países. No Brasil, conta com aproximadamente 900 colaboradores, instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e uma Estação Experimental na cidade de São Paulo.

Visite o site da empresa: www.bayercropscience.com.br


LVBA Comunicação
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