AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 09, 2004

Viticultura de Pinheiro Machado demonstra o potencial

Os Vinhedos Terrasul estão transformando os campos de Pinheiro Machado como mais uma opção de turismo e desenvolvimento econômico. Todo esse potencial foi demonstrado na manhã de sexta-feira, durante a abertura oficial da colheita da uva na região. Para essa safra, Pinheiro Machado estima uma colheita de 430 toneladas de uva, o que deve representar 400 mil quilos de uva, produzidos em 65 hectares em plena produção, sendo que o município conta com 75 hectares. A programação esteve a cargo do Comitê de Fruticultura da Metade Sul, Prefeitura de Pinheiro Machado, Emater/RS e Programa Estadual de Fruticultura (Profruta/RS).
A solenidade contou com a presença do presidente do Comitê de Fruticultura, Afonso Hamm, que também coordena o Profruta e é diretor administrativo da Emater. Também estiveram prestigiando o evento, autoridade locais, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Clóvis Victória, diretor da Faculdade de Agronomia da UFPel, Cesar Robaldi, presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, José Carlos Fachinello, representantes da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas e das instituições financeiras, Bando do Brasil, Sicredi, BRDE e Banrisul.
Os Vinhedos Terrasul, instalado desde 1999 no município, tem implantado 65 hectares, estando em produção 40 hectares e 25 hectares com a primeira colheita prevista para 2005. Nos próximos cinco anos, a empresa estima uma produção de mais de 100 hectares. Para essa safra, a empresa estima uma produção de 400 toneladas de uvas viníferas. Em 2005, a produção será duplicada para 800 toneladas e um período de mais dois anos deve atingir dois milhões de quilo. Os vinhedos são formados por variedades brancas - Riesling Itálico, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Malvásia de Candia. Também tem a produção das variedades tintas - Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Gamay.
Na abertura oficial, a primeira uva colhida foi da variedade cabernet franc. O técnico da Emater regional, Taylor Garcia, na oportunidade fez uma avaliação da fruta, constando que está com 21 graus brix. Ele explica que na serra gaúcha, o teor de açúcar é de 14 a 16 graus. No entanto, a região da serra do sudeste e da campanha está atingindo acima de 20 graus brix. "Esse resultado significa a produção de vinhos de melhor qualidade", esclarece. A colheita nos Vinhedos Terrasul tem gerado 40 empregos diretos. Ainda faltam colher as variedades merlot, cabernet souvignon e gamay, o que deverá gerar mais 30 empregos direto. "Tudo isso representa um cenário potencial gerador de emprego", garante Hamm.
Na oportunidade, os proprietários da Terrasul, Paulo Tonet e Volmar Salvador, anunciaram que a empresa irá executar um projeto para efetuar o processo de industrialização das uvas, nos próprios vinhedos de Pinheiro Machado. O diretor administrativo da Emater garante que esta proposta terá o apoio do Profruta. Na solenidade, Tonet ressaltou que a safra de 2004 tem se demonstrado a melhor nos últimos 20 anos, obtendo excelente qualidade.
Hamm informa que na quinta-feira foi lançado o Anuário Brasileiro da Uva e do Vinho 2004, em Bento Gonçalves. Como esteve participando do evento, verificou que o anuário desse ano tem como enfoque seis empresas que estão investindo na Metade Sul. Entre elas, destaca-se a São Felício. Hamm diz que não tem dúvida que ao certificar todas essas colheitas na Metade Sul, fica a demonstração visível que a fruticultura e vitivinicultura é o mais novo cenário de desenvolvimento da região. "para os descrentes está a comprovação que a região apresenta as melhores condições para produzir uvas e vinhos de excelência", aponta o coordenador do Profruta, ao ressaltar que essa afirmativa está explicita nos resultados das vinícolas que resolveram investir na região. Ele acrescenta que durante a sua estada em Bento Gonçalves foi informado que mais duas empresas do setor pretendem investira na Metade Sul. EM vista disso, todo esse novo cenário que se cria e as oportunidades que estão sendo geradas serão discutidas no Seminário de Vitivinicultura, a ser realizado em julho, em Bagé.

Reunião
Uma das programações de sexta-feira em Pinheiro Machado também foi a reunião para debater a vitivinicultura regional. O encontro contou com a presença da UFPEL, Embrapa e Sociedade Brasileira da Fruticultura. Na reunião, ficou definida a organização do apoio ao setor na zona sul do Estado, visando estimular a instalação de estabelecimentos que dê sustentação para produção de uvas destinadas a fabricação de vinhos e também uvas de mesa para a utilização em sucos. Um dos diferenciais que já estimula esse potencial é que através do Processo de Participação Popular em 2003, do governo do Estado, o Corede da região conseguiu aprovar como prioridade a aplicação de R$ 800 mil para ser aplicado em Fruticultura e Vitivinicultura na região sul.

Márcia Marinho - Assessora de Imprensa - (53) 99599914

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog