AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 09, 2004

NOVOS DIRETORES DO MAPA TOMAM POSSE

O ministro interino de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Amauri Dimarzio, deu posse (03/03) aos novos diretores do Departamento de Defesa Animal (DDA), Jorge Caetano Júnior, e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Nelmon Oliveira da Costa. Também assumiu o cargo o novo coordenador geral do Programa de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Oscar de Aguiar Rosa Filho.
Jorge Caetano é veterinário, graduado pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em epidemiologia e doutorado em ciência animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao tomar posse, Caetano afirmou que a globalização aumentou os riscos sanitários e por isso a atuação da defesa agropecuária, além de preventiva, deve ser rápida. “O somatório de esforços dos recursos humanos de que dispomos, aliado à infra-estrutura material, dotará o DDA dos mecanismos necessários à realização de um trabalho eficiente”, disse o novo diretor.
O diretor empossado do Dipoa, também veterinário, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, foi chefe regional do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal em São Paulo. Para Nelmon Oliveira da Costa, o seu principal desafio à frente do Dipoa será de promover a revisão do atual sistema de inspeção. “Em alguns setores, utilizamos as mesmas metodologias de 30 ou 40 anos atrás”.
Para Oliveira, o Brasil precisa adotar um sistema que seja reconhecido internacionalmente. “Vamos trabalhar para alcançar o reconhecimento de um sistema brasileiro de forma que o país não precise mais atender a legislações conflitantes de outros países”.
O novo coordenador do Vigiagro, é engenheiro agrônomo e fiscal federal agropecuário. Ao assumir o cargo afirmou que o programa de vigilância agropecuária internacional continuará atuando na proteção do patrimônio da agricultura brasileira e focará seu trabalho na manutenção e melhoria da infra-estrutura que garanta qualidade e segurança alimentar dos produtos que o Brasil compra e vende. “Vamos cuidar desse patrimônio com muita responsabilidade e seriedade”, disse o novo coordenador.
A médica veterinária, Denise Euclides Mariano, foi apresentada pelo ministro interino como a nova coordenadora do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). Militante da defesa animal há mais de 20 anos, Denise Mariano, defende a rastreabilidade como um instrumento fundamental no controle do rebanho. “A rastreabilidade veio para ficar e vai desde o nascimento do animal até o bife na mesa do consumidor”, afirmou.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog