AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 09, 2004

CMBBC concede novos incentivos a comunidades em Goiás

Cinco comunidades do nordeste de Goiás vão receber até R$ 5 mil cada uma para implantar projetos de sustentabilidade com a utilização dos recursos naturais do bioma Cerrado. O incentivo partiu de um projeto de cooperação técnica entre a Embrapa Cerrados, a Universidade de Brasília e o Ibama.
Financiado pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do governo britânico (DFID) e com apoio da Finatec, o projeto Conservação e Manejo da Biodiversidade do Bioma Cerrado (CMBBC) avaliou 18 propostas. Para concorrer, as comunidades tinham de estar situadas em 34 cidades do Paranã-Pireneus, ter um plano de utilização dos recursos naturais locais, especialmente da flora e da fauna, e ter como objetivo a promoção do desenvolvimento social e econômico de seus membros.
Duas comunidades obtiveram incentivos com projetos de turismo ecológico. A Escola Bioma Cerrado / A D Capetinga, com o projeto "Gestão da sustentabilidade de um destino turístico: A Vila do Forte", e o Grupo Espeleológico Goiano - Greco (São João da Aliança), com um plano de capacitação de condutores turísticos de Mambaí (Mambaí).
Os outros projetos selecionados foram o de uma agroindústria para o beneficiamento de frutas nativas do Cerrado, apresentado pela Prefeitura Municipal de Mambaí, um viveiro para a produção de mudas no Assentamento de Mata Grande, da Associação Meridioneira dos produtores Rurais do projeto Assentamento Mata Grande (São Domingos), além de um trabalho de educação ambiental com jovens da Associação para Educação Cultural, Meio Ambiente - ASOL (Cavalcante) relacionado a temas do bioma, que envolve teatro e um viveiro de plantas.
É a segunda vez que o CMBBC concede incentivos para projetos de meios de vida sustentáveis no Cerrado. No ano passado, 15 comunidades foram beneficiadas.

Vivian de Moraes
Jornalista - Embrapa Cerrados
MTb/SP 294.621
Tel: (61)388-9953
Fax: (61)388.9884
Planaltina - DF

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog