AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 09, 2004

Agricultores familiares de Goiás recebem assistência da Embrapa para cultivo de algodão

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, manterá, até o dia 13 de março, um técnico especializado em tempo integral para orientar agricultores familiares do estado de Goiás no manejo da cultura do algodão. O engenheiro agrônomo Sérgio Ricardo de Paula Pereira, da Embrapa Algodão (Campina Grande-PB), já está na região acompanhando os agricultores de 12 municípios, entre os quais Araguapaz, Mundo Novo, São Miguel do Araguaia, Amaralina, Orizona e Piracanjuba.
A Embrapa implantou no ano passado 12 Unidades de Transferência e Demonstração (UTD's) que servirão de base no trabalho de assessoramento a agricultores que atuam nas áreas que compõe o projeto "Algodão na Agricultura Familiar de Goiás". O projeto é fruto do convênio que a Embrapa
Algodão firmou em 2003 envolvendo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Goiás (Fetaeg), o Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão (Fialgo) a Agência Rural e o Sebrae/GO.
"Dessa vez vamos repassar orientações sobre controle de pragas, reguladores de crescimento e manejo da cotonicultura", detalha Sérgio Ricardo. Em cada um dos municípios foram instalados experimentos, a maioria em áreas de assentamento. "A idéia é capacitar os agricultores familiares e assentados rurais, para que possam competir no mercado", afirma Elias Borges, diretor da FETAEG.
"Com a adoção de novas técnicas, os agricultores familiares de Goiás podem ampliar significativamente a produtividade da cultura, principalmente nas condições do cerrado goiano", avalia José Mário Cavalcanti, responsável pelo setor de transferência de tecnologia da Embrapa na Paraíba.

Jornalista: Dalmo Oliveira da Silva
Embrapa Algodão
Fone: (83) 315.4362/9312.3066
Fax: (83) 315.4367

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog