AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 09, 2004

2º Circuito Boi Verde começará em 15 de março

“Mesa redonda” em todas as etapas e software para classificação de carcaças são os destaques deste ano para o Campeonato de Desempenho da Raça

A segunda edição do Campeonato de Desempenho da Raça Nelore, conhecido entre os pecuaristas como Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças, terá início no mês de março, com a 1ª etapa entre os dias 15 e 17, na cidade de Ribas do Rio Pardo (MS), nas dependências do Frigorífico Marfrig. O Campeonato, que é constituído de três fases de julgamentos (“in vivo”, carcaças e carcaças resfriadas), tem como objetivos principais integrar nacionalmente a cadeia produtiva do Nelore, visando a abertura de mercados de maior abrangência com valor agregado, mapear a distribuição e avaliar a qualidade da carne do Nelore produzido em diferentes regiões.
Neste semestre, estão previstas oito etapas, com destaque especial para a terceira, que será realizada em abril no Paraguai, marcando a efetivação do Convênio de Cooperação Técnica assinado entre as Associações Brasileira e Paraguaia de Nelore.
A novidade deste ano fica por conta da “mesa redonda” que acontecerá durante cada etapa, com o tema “Qualidade e Padronização de Carcaças”. O objetivo é reunir pecuaristas, compradores de bois, gerentes industriais, chefes do abate e da desossa e representantes dos setores de insumos (nutrição animal) para discutir sobre os padrões exigidos pelo mercado e as estratégias para o seu atendimento.
Outra novidade da segunda edição do Circuito será a utilização de um software específico para a classificação de carcaças. Por meio de um Palm Top, os técnicos registrarão as informações do abate, que após poucas horas já estarão disponíveis para a consulta dos pecuaristas participantes. Para Carlos Grossklaus, zootecnista e coordenador do Circuito Boi Verde, a meta é fortalecer o Campeonato como uma ferramenta de gestão da propriedade, uma vez que os pecuaristas terão à disposição um relatório completo do desempenho frigorífico de seus animais.
O Circuito Boi Verde do ano passado foi realizado em sete estados brasileiros e contou com a avaliação de 6.246 animais de 130 propriedades. Os vencedores da primeira edição foram: Pedro Antônio Ermita, de Rondônia, Agropecuária Comercial Conquista, de São Paulo, e Osvaldo Rebonatti, do Mato Grosso do Sul, nas categorias Melhor Lote In Vivo, Melhor Lote de Carcaças e Melhor Carcaça Resfriada, respectivamente.
Segundo Ermita, a conquista do campeonato é o reconhecimento do trabalho desenvolvido durante o ano todo na propriedade. Ele já se preparou para a segunda edição do Circuito e está confiante: “Estou pronto para o campeonato deste ano e espero conquistar mais prêmios”, revela.
O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças é uma realização da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), conta com o apoio das Associações Regionais do Nelore e é reconhecido pela Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP). O patrocínio, mais uma vez, é da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária.

Informações adicionais:
CONTATOCOM
Jornalista responsável: Miro Negrini (MTb 19890/SP)
Cel: 55 [11] 9911-2666
Pabx: 55 [15] 224-1000 / www.contatocom.com.br
Pesquisa: Rodrigo Grando (ramal 24)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog