AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 09, 2004

Miolo, 2004: safra para ficar na história E na memória

Uma combinação de fatores climáticos e novas práticas de cultivo da uva adotadas este ano deverão garantir em 2004 a melhor safra de uvas e de vinhos já produzidos pela Vinícola Miolo.
A natureza ajudou com o rigoroso inverno, garantindo uma brotação adequada, e com um verão com poucas chuvas, favorecendo a maior formação de polifenóis, substâncias responsáveis pelo paladar mais encorpado do vinho, e resultando em maior grau glucométrico (de açúcar).
Além de colher uma boa safra, a Miolo está colhendo os resultados de um intenso investimento feito dos parreirais ao processamento de vinhos. Pela primeira vez, a vinícola induziu a redução de produtividade de seus vinhedos para, no máximo, 8 toneladas por hectare, ao tirar dos parreirais cerca de 30% do total de cachos de uva.
"Buscamos a cada safra o aperfeiçoamento para produzir os melhores vinhos", afirma o enólogo Adriano Miolo. Foi o próprio investimento em expansão de vinhedos que tornou viável essa redução. "Com o aumento da superfície de vinhedos, conseguimos ganhar mais escala, o que nos permitiu abrir mão de um maior volume em nome da qualidade.".
Esta safra deflagra o uso da nova cantina da Miolo. A vinícola investiu R$ 3 milhões para adquirir equipamentos que fazem a recepção das uvas por gravidade e em novos tanques de inox com tamanhos entre 10 e 20 mil litros cada, bem menores do que os anteriormente utilizados.
Ao mesmo tempo em que investe em tecnologia de ponta, volta a produzir os vinhos de forma ainda mais artesanal. Antes de passar por máquinas desengaçadeiras, as uvas são minuciosamente inspecionadas por funcionários em mesa de seleção.
As remontagens deixaram de ser mecânicas para voltarem a ser feitas manualmente (pigeage). "Todo o investimento visa expandir a elaboração de vinhos com técnicas mais aperfeiçoadas que respeitam a integridade das uvas e ao mesmo tempo possam extrair todo o potencial de qualidade das frutas", frisa Miolo.
A Miolo já colheu dois terços de sua safra no Vale dos Vinhedos, estimada em cinco milhões de quilos. Este último mês de colheita será dedicado às uvas cabernet sauvignon, as mais tardias.
A Vinícola Miolo está presente nas três regiões produtoras de vinhos: Serra Gaúcha (Vale dos Vinhedos), Nordeste, (Vale do Rio São Francisco) e na região da campanha do Rio Grande do Sul, próximo a Bagé (Estância Fortaleza do Seival).
Ao todo, produz cinco milhões de litros de vinhos finos. A expectativa é elevar a produção para 12 milhões de litros nos próximos oito anos. Desse total, um terço será direcionado para exportações.

Maiores informações:
Luciana Moglia
Di Fonzo Comunicação
Assessoria de Comunicação - Vinícola Miolo
Fone: 11.30352683

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog