AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 09, 2004

Embrapa lança livro sobre arroz irrigado no Sul do Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está lançando o livro Arroz Irrigado no Sul do Brasil. A publicação, que apresenta resultados de pesquisa capazes de aumentar a produtividade do arroz, será apresentada ao público neste domingo, dia 7 de março, durante a 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento contará com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, da diretora-executiva da Embrapa, Mariza Barbosa, e do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigoto. O lançamento acontecerá às 10h, no estande da Embrapa, na Granja Darci Zanette, em Santa Vitória do Palmar – RS.
Pela abrangência e qualidade das informações contidas, Arroz Irrigado no Sul do Brasil foi qualificado como uma das melhores obras já publicadas sobre o assunto. De forma detalhada e com ilustrações, aborda diferentes aspectos da cultura do arroz irrigado, como fatores socioeconômicos, clima, caracterização química e física de solos, morfologia e melhoramento, estrutura e sistematização da lavoura, calagem e adubação, toxidez por ferro, sistemas de cultivo, uso e manejo da água, plantas daninhas, arroz-vermelho, doenças, pragas, colheita e pós-colheita, rotação de culturas, integração arroz/pastagem e meio ambiente.
Dentre os fatores socioeconômicos, apresenta o panorama do arroz irrigado no Brasil, no Mercosul e no mundo, com dados de consumo e mercado e a caracterização do setor produtivo.
A publicação traz os resultados do trabalho de seleção e melhoramento genético das cultivares de arroz irrigado para que os agricultores brasileiros possam utilizar plantas mais eficientes em produtividade, valor nutricional e reação aos estresses. Apresenta ainda informações agronômicas da cultura, orientações sobre sistemas de plantio, uso e manejo da água na irrigação, dados sobre a disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil e no mundo e outros temas ligados à cadeia produtiva do arroz irrigado.
O livro está à venda na Livraria Virtual da Embrapa (www.sct.embrapa.br/liv) ou pelo telefone (61) 448-4236. Tem 899 páginas e custará R$ 20,00.

Mais informações:
Jornalista: Juliana Miura (MTb 8570/99-DF)
Embrapa Informação Tecnológica
Telefone: (61) 448-4590
Endereço eletrônico: jmiura@sct.embrapa.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog