AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 09, 2004

Curso vai formar técnicos na produção integrada de melão

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza em Mossoró (RN) e em Limoeiro do Norte (CE) o “Curso para Formação de Técnicos na Produção Integrada de Melão” . O curso é dividido em seis módulos e acontece na Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), nos dias 10, 17 e 31 de março e 7, 14 e 20 de abril. Em Limoeiro do Norte, as aulas serão no Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) nos dias 11 e 18 de março e 1, 8, 15 e 22 de abril. Podem se inscrever engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas credenciados pelo CREA.
O objetivo do curso é formar profissionais da área agrícola nos requisitos das normas técnicas específicas para a Produção Integrada de Melão e capacitá-los para serem responsáveis pela assistência técnica, execução e acompanhamento de todo o processo produtivo, assinatura de documentos técnicos que comprovem os processos adotados no campo e nas empacotadoras e em questões oriundas das auditorias que vão atestar a obediência às normas técnicas.
De acordo com o regulamento de avaliação da conformidade estabelecido pelo Marco Legal da Produção Integrada de Frutas (PIF) no Brasil, para se adotar os preceitos da PIF é necessário que haja um profissional da área agrícola capacitado de acordo com as normas técnicas específicas de cada espécie de fruta.
O curso terá a carga horária de 44 horas, e será ministrado por 41 instrutores de diversas instituições, como Embrapa Agroindústria Tropical e outras Unidades da Empresa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CNPq, Inmetro, dentre outras. Os seis módulos vão tratar sobre o marco legal da PIF no Brasil; recursos naturais e sustentabilidade; material propagativo e manejo da planta; proteção da planta e segurança do trabalho; pós-colheita e rastreabilidade e treinamento de campo.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, na Rua Dra. Sara Mesquita, 2.270, Bairro Pici. A inscrição custa R$ 60,00, incluindo material didático e CD-Rom com todas as apresentações, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 299-1823 e no endereço eletrônico eventos@cnpat.embrapa.br. É possível também se inscrever e se informar sobre o curso no Coex, em Mossoró (RN), pelo telefone (84) 312-6939 ou no Agropólo Baixo Jaguaribe (CE), pelo telefone (88) 423-5410.

Alta Qualidade
O programa de Produção Integrada de Frutas (PIF) é um sistema de produção criado pelo Ministério da Agricultura em 1998, e faz parte do Programa de Desenvolvimento da Fruticultura (Profruta). É um sistema de produção de frutas de alta qualidade, que prioriza princípios baseados na sustentabilidade e rastreabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para substituição de insumos poluentes, utilizando instrumentos adequados de monitoramento. O programa oferece garantia de processo, assegurando que em todas as etapas da cadeia produtiva houve respeito ao meio ambiente, à saúde dos trabalhadores e à qualidade externa e interna das frutas. Isto porque a PIF possui quatro pilares de sustentatação organização da base produtiva, sustentabilidade, monitoramento do sistema e informação colocando-se como o sistema de produção mais evoluído em termos de organização, tecnologia e manejo.
A PIF também possui um selo de certificação, tornando o produto cultivado nesse sistema diferenciado, já que facilita sua identificação, oferece garantias ao consumidor e aumenta sua confiabilidade, possibilitando sua concorrência no mercado internacional. Atualmente, sete culturas já estão com o selo de certificação e as Normas Técnicas Específicas aprovadas: maçã, manga, uva, mamão, melão, caju e pêssego. No total, são 14 espécies que fazem parte do Profruta. As próximas culturas que terão as normas publicadas e os selos aprovados são o coco e a banana. A Embrapa Agroindústria Tropical é a coordenadora técnica dos Programas de Produção Integrada de caju e melão.
A Produção Integrada de Melão, por exemplo, já tem a adesão de quase 30 produtores no Ceará e Rio Grande do Norte, que já respondem por cerca de 37.000 toneladas do fruto, em 1.250 hectares de área plantada.

Teresa Barroso (RT 812CE JP) 05/03/2004
Contato: (85) 299-1907

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog