AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, julho 16, 2004

ÁREA DE CEVADA MALTEIRA TRIPLICA EM GOIÁS, QUE DEVERÁ COLHER 6,3 MIL TONELADAS DO GRÃO

A cevada malteira começa a ganhar espaço no leste de Goiás. Neste ano, o Estado vai colher 1400 hectares de cevada malteira, o que gera uma estimativa de 6,3 mil toneladas do grão. No ano passado, a área plantada foi de 500 hectares. A informação é da Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Neste ano, os produtores plantaram principalmente uma cevada de duas fileiras, em função da disponibilidade de sementes, a cultivar BRS 195, que tem produtividade de 4,5 t/ha. O pesquisador da Embrapa Cerrados, Renato Amabile, explica que essa cultivar é um material proveniente do sul do país que em breve deverá ter recomendação estendida para o Cerrado. Outra variedade adotada foi a mais tradicional BRS 180, lançada para a região do Cerrado em 1999.
"Como a cevada do Cerrado é irrigada, ela é mais produtiva que a do Sul", aponta Amabile como uma das vantagens da cultura da cevada na região. A outra é o contrato prévio que o produtor fecha com a malteria que compra a produção.
Os municípios goianos que estão produzindo a cevada malteira desenvolvida pela Embrapa são Cabeceiras, Cristalina, Luziânia, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia e Vianópolis.

Vivian de Moraes
Jornalista - MTb/SP 294.621
Embrapa Cerrados
BR 020, Km 18, Rod. Brasília/Fortaleza
Caixa postal:08223
CEP: 73.310-970 Planaltina -DF
Telefone: (061) 388 9953

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog