AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, julho 16, 2004

Governo do Rio esclarece produtores de banana sobre a praga sigatoka negra

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro está esclarecendo dúvidas de produtores e comerciantes de banana sobre a sigatoka negra, a praga que ataca a cultura da banana e pode ocasionar a perda de toda a produção. Em todo o Estado, cerca de 30 mil pessoas vivem diretamente da atividade da banana e, desde a semana passada, os caminhões carregados vindos de São Paulo, onde foram detectados focos da doença, continuam proibidos de entrar no Estado. Nesta terça-feira houve palestra na unidade da Ceasa em Colubandê, em São Gonçalo, e nesta quarta-feira (14) será na Ceasa em Irajá.
O superintendente da Defesa Sanitária do Estado, Luiz Victor, explicou que a sigatoka negra não faz mal para a saúde, mas deixa a banana imprópria para a venda, já que o fruto não cresce. A doença é disseminada pelo vento, roupas e rodas dos caminhões. Segundo ele, a proibição aos carregamentos de São Paulo vai continuar até que o Ministério da Saúde classifique o estado de São Paulo livre da praga. Luiz Victor esclareceu que a proibição não está provocando a alta dos preços da banana no Rio, pois apenas 4,3% de toda a banana consumida no Rio vem de São Paulo. Além da colheita no Rio, a banana vem de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Ainda segundo Luiz Victor, a Pesagro, empresa de pesquisas agropecuárias do Estado, já está desenvolvendo variedades da banana prata, a mais consumida no Estado, resistentes à sigatoka negra. Os resultados do estudo serão apresentados em seminário na Ceasa de Irajá no próximo dia 15. Estados como Mato Grosso, Pará, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia e Amazonas também sofrem com a praga, que mata a folha da bananeira, impedindo o crescimento da banana.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog