AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, julho 16, 2004

Dia de Campo em Guiricema (MG) mostra benefícios da inseminação artificial nas pequenas propriedades

Realizado pelo segundo ano consecutivo pela Lagoa da Serra, a maior central de inseminação artificial da América Latina, por meio de seu consultor Otávio Machado Barbosa, o Dia de Campo em Guiricema (MG) foi sucesso absoluto. O evento foi promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Guiricema.
Foram realizadas palestras em três estações simultâneas, cujos temas eram inseminação artificial, criação de bezerros, importância da mecanização e captação de águas superficiais em barraginhas. Também foi apresentado um grande mural com fotos de 118 bezerras nascidas em propriedades da região. Para conhecer a importância da utilização da inseminação artificial em seus rebanhos, acompanharam as apresentações cerca de 400 produtores que integram a bacia leiteira de 12 cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Desde 2002, a Lagoa da Serra mantém, em conjunto com a Prefeitura de Guiricema, um programa de divulgação da técnica da inseminação artificial na cidade. Os resultados são impressionantes: quando começou a parceria, apenas dois produtores inseminavam no município. Atualmente, são 45. O número de vacas envolvidas era 18, sendo 983 atualmente. "Também são realizados cursos de inseminação. Devido a grande procura, já programamos mais dois, que serão promovidos em setembro e novembro", afirma Otávio Barbosa.
O consultor informa que foram fechadas parcerias similares com as prefeituras de Aperibé, Rosário e São Geraldo, cidades localizadas na Zona da Mata mineira. Os produtores destas localidades estão ansiosos para conhecer de perto a Lagoa da Serra e sua bateria de reprodutores. "Parcerias como esta mostram que a união entre a iniciativa privada, órgãos públicos e os pequenos produtores é um excelente caminho para o desenvolvimento sustentável da pecuária", afirma Lúcio Cornachini, gerente de Marketing/Vendas da Lagoa. "Isso também mostra que é possível inseminar um pequeno número de animais, muitas vezes utilizando um botijão comunitário e obter rentabilidade na produção", completa.
 
Texto Assessoria de Comunicações – Tel.: (11) 3675-1818
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog