AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 08, 2004

DIMARZIO NEGOCIA NOS EUA ABERTURA DO MERCADO NORTE-AMERICANO PARA A CARNE BOVINA BRASILEIRA

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Amauri Dimarzio, embarca neste sábado (12/06) para o exterior. Primeiro, participa no Canadá, entre os dias 15 e 17 de junho, do 15º Congresso Mundial de Carnes, que acontece na cidade de Winnipeg, estado de Manitoba. A partir do dia 18, Dimarzio estará em Washington, Estados Unidos, onde discutirá a abertura do mercado norte-americano para a carne bovina brasileira.
No Canadá, antes de participar do 15º Congresso Mundial de Carnes, o secretário-executivo cumpre extensa agenda de encontros com representantes do setor produtivo e do governo canadense. No domingo (13/06), participa de reunião na Associação de Produtores de Gado do Estado de Manitoba. Segunda-feira (14/06), encontra-se, pela manhã, com o diretor do Centro Nacional da Agência de Inspeção Alimentar para Doenças de Animais Exóticos, Paul Kitching.
Ainda pela manhã, reúne-se com vice-presidente de planejamento estratégico da Associação Canadense de Trigo, Victor Jarjour. À tarde, Dimarzio estará com representantes do Instituto Canadense de Grãos, onde conhecerá o trabalho desenvolvido pelo órgão sobre identidade e preservação da qualidade de grãos, alimentação animal e monitoramento para teste de qualidade. Às 15h, o secretário-executivo tem encontro com o ministro canadense de Agricultura, Bob Speller, para discutir acordos bilaterais.
Na terça-feira (15/06), no Congresso Mundial de Carnes, Dimarzio participa do fórum que tratará de políticas futuras para carnes”, com a presença dos ministros da Agricultura do Canadá, México, Estados Unidos, Rússia e União Européia, entre outros. “Será uma grande oportunidade para o Brasil porque seremos um dos conferencistas e vamos apresentar nossa visão de futuro para o mercado de carnes para mais de mil participantes”, disse o secretário, lembrando que o Brasil é o maior exportador mundial de carnes bovina e de frango e tende a ampliar sua participação no mercado internacional de carne suína. Na quarta-feira (16/06), Dimarzio participa de um painel sobre o comercio internacional de carnes.
No dia seguinte (17/06), estará na cidade de Saskatchewan, no estado de Saskatoon. Lá, tem encontro com o diretor de marketing e negócios do Escritório Geral de Saskatchewan, George Adnam, além de visitar o Centro de Inovações Tecnológicas da cidade. Na oportunidade, Dimarzio conhecerá o trabalho realizado pelo Canadá na área de genoma e uso de marcadores de DNA para rastreabilidade animal e de alimentos. O secretário-executivo visitará a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos e um laboratório de produção de vacinas de doenças infecciosas.
Na sexta-feira (18/06), já nos Estados Unidos, Dimarzio, dá continuidade às negociações do acordo bilateral iniciado no ano passado para que o Brasil comece a exportar carne bovina in natura para o mercado norte-americano. Em Washington, o secretário-executivo irá se reunir com Ken Roberts, vice-ministro de Agricultura do Estados Unidos. Dimarzio e Roberts coordenam o comitê bilateral criado no ano passado para tratar do assunto.
As negociações para abrir o mercado dos Estados Unidos à carne bovina in natura foram iniciadas pelo ministro Roberto Rodrigues em abril de 2003, durante visita oficial àquele país. O tema foi discutido durante audiência com a secretária de Agricultura dos EUA, Ann Veneman.“É inconcebível que o Brasil continue exportando apenas carne bovina processada para os Estados Unidos”, disse o ministro à época, ao defender a abertura daquele mercado também ao produto in natura. O governo brasileiro quer que os EUA aceitem o modelo de erradicação de aftosa por regiões - os chamados circuitos pecuários -, adotado pelo Brasil, com o aval da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog