AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 08, 2004

Seminis inaugura novo laboratório e comemora 21 anos de Estação de Pesquisa

Em Paulínia,SP, Seminis inaugura novo laboratório e comemora 21 anos de Estação de Pesquisa de hortaliças

Um novo laboratório de fitopatologia, com equipamentos de alta precisão para diagnóstico de vírus, fungos e bactérias, entre eles a leitora de placa ELISA, marca os vinte e um anos de fundação da Estação Experimental de Pesquisa de hortaliças da Seminis do Brasil, em Paulínia, SP, neste mes de junho. A empresa, líder mundial do segmento de pesquisa, produção e comercialização de sementes de hortaliças, é detentora das marcas comerciais Horticeres e Seminis no país. Além do equipamento ELISA, capaz de diagnosticar todos os tipos de vírus, inclusive, no caso de humanos, o HIV causador da Aids, o novo laboratório está equipado com termociclador, que detecta geminivirus, pior doença da tomaticultura no momento. Dentro das atividades para marcar a data, a estação receberá a visita de horticultores de todas as regiões nacionais produtoras para conhecer 50 cultivares de 13 espécies de hortaliças, que estarão no campo. As visitas acontecerão de 17 a 19 de junho, durante a 11a. Hortitec, que acontece em Holambra, SP.

Investimentos
O novo laboratório da Estação de Pesquisa terá também uma câmara de crescimento com temperatura e luz controladas para pesquisar, em ambiente isolado, os geminivirus incidentes no país, e desenvolver novos materiais resistentes para o produtor. “O investimento em equipamentos é essencial para o desenvolvimento de novas variedades e produção de sementes sadias que atendam às necessidades do horticultor,” explica a fitopatologista Raquel Mello.
Além do novo laboratório, a estação está ampliando sua área de estufas de cinco mil para 12 mil metros quadrados, inclusive com a construção de uma estufa especialmente destinada aos ensaios de fitopatologia, para complementar os resultados obtidos em laboratório. De acordo com Gerente de Pesquisa para a América do Sul Antonio Carlos Pierro “ampliação e modernização das instalações, e contratação de pessoal para a Estação de Pesquisa fazem parte dos planos de investimento de um e meio milhão de reais na unidade de Paulínia, anunciados pela Seminis em dezembro passado”.

Região de hortaliças
Com 20 hectares de área, a Estação de Pesquisa de Paulínia está localizada em uma região estratégica sob o ponto de vista logístico, pela proximidade com Campinas – 40 km - e São Paulo - 115km. A região é o maior centro produtor e consumidor de hortaliças do Brasil. As cidades de Elias Fausto, Monte Mor, Sumaré, Mogi Mirim, Aguaí são responsáveis pela primeira colocação do estado no ranking nacional de produção de tomate destinado ao consumo in natura, com cerca de dez mil toneladas anuais. Os agricultores trabalham com alta tecnologia de cultivo, utilizando sementes e insumos de última geração e técnicas de manejo e irrigação avançadas. A região também possui características climáticas privilegiadas para a horticultura.

Fontes: Gerente de Pesquisa para a América do Sul, Antonio Carlos Pierro, telefone (19)3705-9300 ou
Fitolopatologista Dra. Raquel Mello (19)3874-3116
Imprensa: Marlene Simarelli, telefone (19)3237-2099 – artcom@mpc.com.br
Artcom Assessoria de Comunicação – Campinas, SP

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog