AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 08, 2004

BRASIL E CHINA FECHAM ACORDO EM PESQUISA AGROPECUÁRIA

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fechou um acordo de cooperação técnica para intensificar a troca de experiências na pesquisa agropecuária entre Brasil e China durante a viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao continente asiático no fim de maio.
Entre as ações, ficou acertada a troca de germoplasmas de soja chinesa por material idêntico do amendoim brasileiro. A China detém a maior coleção mundial de germoplasma de soja, um conjunto de genótipos disponíveis para melhoramento das espécies. Essa interação possibilitará avanços na caracterização e o uso de recursos genéticos e no melhoramento genético e manejo das culturas de soja, algodão, amendoim, trigo, milho, hortaliças e arroz. Pelo acordo, a China também fará o repasse de informações sobre a aplicação da biotecnologia nos programas de melhoramento da soja e do arroz, especialmente do arroz híbrido.
Produtores brasileiros incluídos nos programas de apoio à agricultura familiar devem ser beneficiados com o acordo, que prevê ainda o desenvolvimento e teste de máquinas e equipamentos que são utilizados nas pequenas e médias propriedades chinesas com sucesso. Ainda este ano, pelo acordo referendado entre os presidentes da Embrapa, Clayton Campanhola, e da Academia Chinesa de Ciências Agrárias (CAAS), Zhai Huqu, pesquisadores de ambos os países farão um intercâmbio para realizar estudos de prospecção mútua na Embrapa e no CAAS.
A diretora-executiva da Embrapa, Mariza Barbosa, avalia que Brasil e China têm histórias muito distintas na produção de alimentos. “O Brasil é conhecido por sua agricultura empresarial enquanto a China se desenvolveu em pequenas áreas cultivadas por famílias em grupos de produtores. Por isso, ambos têm dado ênfase à pesquisa e um tem muito a aprender com o sistema de produção do outro”. Ela lembrou ainda a importância da inclusão da Embrapa na visita presidencial, já que a agropecuária é um dos pilares da economia brasileira e o trabalho de pesquisa no setor, um dos principais fatores responsáveis pela notável produção agrícola nacional.

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog