AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 08, 2004

MAPA NEGOCIA ÚLTIMOS DETALHES PARA VENDA DE MANGAS AO JAPÃO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve acertar este mês os últimos detalhes para o início das exportações de manga para o Japão. O assessor para assuntos internacionais do Departamento de Defesa e Inspeção Vegetal (DDIV), Gilson Westin Cosenza, e o professor de física da Universidade de Brasília, Aderbal Carlos de Oliveira, vão se reunir, dias 15 e 16 próximos, em Tóquio, com representantes do governo japonês para explicar detalhes do sistema brasileiro de tratamento pós colheita da manga.
O procedimento inclui lavagem da fruta com água quente (para evitar a presença de larvas e ovos da mosca do mediterrâneo) e o tratamento com hipoclorito (para matar bactérias). Além disso, serão discutidos detalhes de embalagem do produto, carimbo e faixa de segurança nas caixas. Segundo Conzenza, o resultado dessas negociações será submetido à consulta pública no Japão e, após aprovado e assinado pelo diretor da área de defesa sanitária, será encaminhado para assinatura do Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.
Só depois desses trâmites, o Brasil terá o aval das autoridades japonesas para comercializar mangas frescas. A expectativa do assessor do DDIV é de que as exportações comecem no próximo semestre. Ele adiantou que um empresário japonês já manifestou a intenção de importar 100 toneladas do produto por semana, ao preço de mil dólares por tonelada.
O fechamento do acordo de comércio porá fim a uma novela que vinha se arrastando há 23 anos, dos quais os três últimos foram gastos com negociações sobre o tratamento pós colheita da fruta.


Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog