AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 08, 2004

Fundação premia pesquisador da Embrapa por trabalho com cenoura

O pesquisador Jairo Vidal Vieira, da Embrapa Hortaliças (Brasília), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebe esta segunda-feira, em São Paulo, o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência e Cultura 2003, na categoria Ciência Aplicada ao Campo. Criado em 2002, o prêmio é entregue a personalidades ou entidades sediadas ou com atividades no Brasil, com o objetivo de incentivar atividades culturais, artísticas e científicas no país.
Os vencedores foram escolhidos a partir de 118 indicações feitas pela Unicamp, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Hospital do Câncer, cinco ministérios e por 24 universidades federais.
A comissão julgadora foi integrada por membros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Academia Brasileira de Letras (ABL) e por representantes dos ministérios da Cultura, da Saúde, da Agricultura, do Meio Ambiente, da Marinha do Brasil e da Secretaria de Aqüicultura e Pesca.
No trabalho do Dr. Jairo Vidal Vieira destaca-se a introdução no Brasil de variedades de cenoura adaptadas ao clima tropical. Com a cultivar "Brasília", lançada na década de 1980, o País reduziu a importação de raízes a ampliou a área cultivada de 12,7 mil, em 1988, para mais de 26 mil hectares, em 2003. Com a cenoura "Alvorada", lançada nos anos 90, observa-se a preocupação com a segurança alimentar. A cultivar contém teor de carotenóides totais cerca de 35% maior às demais cenouras do mercado. Essas substâncias são convertidas em vitamina A pelo organismo. A ausência prolongada de vitamina A pode produzir alterações na pele e cegueira noturna.

Os ganhadores da edição de 2004:

Ciência aplicada ao campo: Jairo Vidal Vieira, pesquisador da Embrapa Hortaliças.

Ciência geral: Carlos Henrique de Brito Cruz, físico e reitor da Unicamp.

Ciência aplicada ao mar: Dieter Carl Ernst Heino Muehe, professor de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ciência aplicada ao meio ambiente: Philip Martin Fearnside, professor titular do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia.

Literatura: Lya Luft, escritora.

Medicina: Maria Inês Schmidt, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Marcos Esteves
Assessoria de imprensa
Embrapa Hortaliças
(61) 385-9109

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog