AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 08, 2004

Comissão de agricultura debate crise na produção nacional de alho

Responsável por pelo menos 100 mil postos de trabalho nos estados de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a cultura do alho deverá ter a área reduzida em 30% na próxima safra, apenas nos dois estados do Sul. A redução do plantio se deve, principalmente, à concorrência com o produto importado da China. Em média, 75% das empresas importadoras não pagam a tarifa antidumping, estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Estes são alguns dos pontos a serem debatidos em audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (8), a respeito dos problemas decorrentes da importação de alho e a crise no setor de produção.
Conforme um dos autores do requerimento sobre os problemas na produção nacional de alho, deputado Odacir Zonta (PP-SC), não existe definição de uma cota para complementar o volume necessário ao consumo interno do produto. Além disso, a importação no mesmo período de colheita e comercialização do alho brasileiro é outro fator que prejudica os produtores. Para Zonta ainda há um outro fator : não há fiscalização nas fronteiras, o que facilita o contrabando do produto.
O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Leonardo Vilela (PP-GO) observa que, na safra 2003 houve uma redução de plantio de 20% se comparado ao ano agrícola de 2002 e, com isso, a perda de aproximadamente 20 mil postos de trabalho. Os produtores de Santa Catarina (maior produtor do país) já chegaram a colher 20 mil toneladas da hortaliça, mas atualmente registram um volume de 15 mil toneladas.
Para debater os problemas decorrentes da importação do alho e a crise no setor de produção, foram convidados o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ivan Wedekin, o diretor do Departamento de Defesa e Inspeção Vegetal (DDIV) do Mapa, Girabis Evangelista Ramos, o diretor do Departamento de Defesa Comercial da Secretaria de Comércio Exterior do MDICE, Armando de Mello Meziat, o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Gilmar Carlos Michelon Dallamaria, e o diretor da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri - que estará representando a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, CNA.
São autores do requerimento os deputados Silas Brasileiro (PMDB-MG), Leonardo Vilela (PP-GO) e Odacir Zonta (PP-SC). A audiência pública será no Plenário 6 do Anexo II, às 14h30min.

Deva Rodrigues
Jornalista
MTB/RS 5297
Fone (61) 216-6406
(61)99 11 5355

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog