AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 08, 2004

Suplementação Bellman auxilia na antecipação de idade de cobertura no Grupo Brascan

O Grupo Brascan, proprietário das fazendas Bartira, Mosquito e Formosa, no estado de São Paulo, destaca - se como um dos principais produtores brasileiros de bezerros de corte. Seus produtos tem demanda certa no Circuito de Leilões que promove, dada a qualidade genética dos animais e a confiança gerada em décadas de relacionamento com seus clientes.
O trabalho realizado pelos técnicos do Grupo, além do melhoramento genético, projeta - se também no manejo de pastagens, na suplementação estratégica e no controle gerencial preciso.
Na área de suplementação, existe uma parceria estabelecida há vários anos com a Bellman Nutrição Animal, que além de suplementos minerais, fornece suplementos protéicos e protéico - energéticos, dependendo da categoria animal, época do ano e ganho de peso desejado.
Há um ano, a Fazenda Bartira iniciou um teste com a técnica de suplementação protéica em 210 bezerras desmamadas, oriundas de cruzamento industrial. Os animais receberam Lambisk S durante a seca e Lambisk V durante as águas, na dosagem de 1g/kg de peso vivo. Durante a estação de monta, entre outubro/2003 e janeiro/2004, constatou - se um nível de fertilidade de 83%, estando os animais com idades de 13 a 16 anos.
"Um dos maiores desafios que temos é o de aumentar o desfrute do rebanho", declara o gerente comercial das Fazendas Bartira, Daniel Prado, e acrescenta: "Ao ampliarmos o número de novilhas com prenhez positiva aos 14 meses em média, conseguimos otimizar o número de fêmeas em reprodução. Com isso, temos mais bezerros desmamados numa mesma área, melhorando significativamente nosso resultado financeiro", complementa.
Em sistemas de cria, a antecipação do ponto de cobertura de novilhas é uma das práticas que mais impactuam positivamente nos ganhos sobre patrimônio pelos pecuaristas.

ContatoCom
Jornalista responsável: Miro Negrini (MTb 19890/SP)
Cel: 55 [11] 9911-2666

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog