AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 08, 2004

Autoridades convocam iniciativa privada para intensificar crescimento do setor sucrooalcooleiro do país

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (04/06) para o lançamento oficial do Simtec 2004 (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira), que acontecerá de 13 a 16 de julho em Piracicaba (SP), autoridades e organizadores do evento enfatizaram a importância da maior participação da iniciativa privada para o crescimento do setor sucroalcooleiro brasileiro, principalmente no que diz respeito à produção de álcool.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Antonio Duarte Nogueira Junior, disse que o governo vem fazendo sua parte no desenvolvimento deste setor, que apenas em São Paulo emprega 500 mil pessoas. "Um exemplo é a redução de encargos tributários para as empresas desse segmento”. Ele lembrou, entretanto, que o crescimento da indústria sucroalcooleira no país também depende de um maior apoio da iniciativa privada para a viabilização de obras.“É preciso criar novas alternativas para fortalecer as exportações brasileiras e fortalecer este setor", enfatizou.
Nogueira lembrou que parceria entre governo e iniciativa privada ajudaria a ampliar a infra-estrutura da região de Piracicaba e do país para o transporte de derivados da cana e especialmente do álcool, que ganha cada vez mais importância no cenário mundial devido à preocupação ambiental.
O mesmo ponto foi defendido pelo prefeito de Piracicaba, José Machado. Ele salientou que na tarefa de conscientizar a iniciativa privada das necessidades do país, o Simtec irá desempenhar um papel importante: divulgando a capacidade tecnológica da cidade. “Hoje sem dúvida somos o centro nacional em tecnologia e em produção de equipamentos para o setor”, afirmou Machado. "Para que este desempenho vá adiante, o apoio da iniciativa privada é fundamental. Houve um tempo em que o governo podia investir na frente e depois descobrir se havia demanda. Hoje a realidade é outra" .
O representante da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, José Luiz Olivério, também esteve presente no lançamento do Simtec 2004. Ele ressaltou a importância de Piracicaba no setor sucroalcooleiro e lembrou que a tecnologia da cidade é conhecida até internacionalmente. "No momento, temos em Piracicaba uma comitiva da cidade Queensland, da Austrália, interessada em conhecer como funciona nossa produção de álcool", citou. Detalhe: em seu país, Queensland é responsável por 95% da produção de álcool. O Brasil tem uma produção infinitamente maior: Piracicaba sozinha produz a mesma quantidade de Álcool da cidade australiana.
O coordenador do Simtec, José Jesus Vaz, e Antonio de Pádua Rodrigues, da ÚNICA, também enfatizaram que este é o momento de se criar uma maior capacidade estrutural para exportar o álcool produzido no país. Um dos caminhos seria criar uma dutovia até o porto de São Sebastião (SP) e também ampliar a capacidade dos portos. Outro ponto importante seria despertar o interesse da Petrobrás na exportação deste combustível, afinal, com a criação do protocolo de Kyoto muitos países deverão começar a adicionar álcool aos combustíveis à base de petróleo com intuito de preservar, assim, o meio ambiente. “O Brasil precisa firmar parcerias e estar preparado para crescer economicamente, atendendo esta demanda”, lembrou Vaz.
Após a coletiva de imprensa, as autoridades foram convidadas para compor a mesa da apresentação oficial do evento para expositores, demais representantes do governo e associações de classe. Cerca de 300 pessoas participaram do lançamento oficial do Simtec 2004.

2º SIMTEC - Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira
Período: 13 a 16 de julho de 2004
Local: Engenho Central/Piracicaba – SP
Público-alvo: Empresários e técnicos do setor agroindustrial sucroalcooleiro do mercado nacional e internacional
Coordenação: José de Jesus Vaz, Matheus Balarin Berto, Mateus Galvani Antonelli.
Realização: Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Ciesp/Regional Piracicaba e Prefeitura Municipal de Piracicaba.
Patrocínio: Bayer CropScience, Caterpillar, Dedini, FMC, Cosan e Grupo J.C. Antonelli.
Informações: (19) 3417.8604/ www.simtec.com.br

CW Consultoria de Comunicação com Cecília Schonenberg
Telefones: (011) 3338-1180 ou (011) 8181-2022 e-mail: atendimento@cwconsult.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog