AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, junho 09, 2004

Agrião transgênico produz ômega-3

Cientistas do Reino Unido pesquisam agrião geneticamente modificado capaz de produzir os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, considerados benéficos à saúde do homem, publicou a revista Nature.
Segundo o artigo, o experimento conduzido pela equipe do pesquisador Baoxiu Qi está baseado na inserção de genes de algas e cogumelos que induzem a produção dos ácidos no agrião.
Estes ácidos graxos não são produzidos pelo corpo humano e devem ser obtidos através da alimentação. O ácido graxo ômega-3 está presente no fitoplâncton de águas marinhas profundas e geladas, que alimentam peixes como a sardinha e o salmão e, desta forma passam a compor a dieta dos seres humanos. Já o ômega-6 é encontrado nos óleos vegetais como soja, milho, girassol e algodão.
De acordo com estudos publicados no American Journal Clinical of Nutrition, o ômega-3 proporciona um efeito benéfico ao coração, através da redução das taxas de triglicérides, colesterol total e pressão arterial e da alteração da estrutura da membrana das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluido.
Em sociedades onde o consumo de peixe é elevado, como no Japão, várias pesquisas apontam para uma relação entre a ingestão elevada de ácidos graxos ômega-3 e a baixa incidência de câncer de mama, bem como de índices menores de moléstias cardiovasculares.
Entretanto, a inclusão de peixe em nossa dieta nem sempre garante a presença dos ácidos graxos. Estas substâncias deterioram-se em muito pouco tempo e, por esta razão, geralmente, são retirados do alimento no processo de industrialização, para aumentar seu prazo de validade.
Outro ponto importante destacado pela revista é que os estoques mundiais de pescado vêm diminuindo e os preços dos produtos crescem a cada ano. Dentro deste cenário, o trabalho dos pesquisadores no Reino Unido pode resultar em uma fonte alternativa e economicamente viável de ácidos graxos para uma parcela ainda maior da população mundial.

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog