AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, junho 09, 2004

EMBRAPA AUXILIA FORÇA DE PAZ DA ONU NO HAITI

A missão brasileira que atua como Força de Paz das Nações Unidas, no Haiti, embarcou para o país levando um importante recurso desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: um conjunto de imagens de satélite de todo o território do país em conflito. A Embrapa Monitoramento por Satélite, de Campinas (SP), foi a responsável pela elaboração do material que apoiará o planejamento da operação brasileira.
O conjunto de documentos inclui uma visão completa do país, com até 15 metros de detalhe, imagens e dados numéricos do relevo do Haiti, obtidos pela missão orbital Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), e um detalhamento da capital Porto Príncipe, com resolução de 70 cm. O material será fundamental para organizar o patrulhamento da cidade, a proteção de bens públicos, de autoridades, de equipamentos coletivos, entre outras ações.
Antes do embarque para o Haiti, no último dia 31 de maio, membros da Força de Paz receberam um treinamento intensivo, na sede da Embrapa Monitoramento por Satélite, para a utilização das imagens e dos aplicativos associados. Em solo haitiano, a Força de Paz deverá enviar à Embrapa dados de GPS para validar a correção geométrica das imagens. Os oficiais enviarão ainda informações sobre nomes de ruas, localidades e alvos de interesse da missão para serem incorporados ao material de apoio.
De acordo com o pesquisador Marcelo Guimarães, o cálculo de perímetros e áreas de interesse das ações militares pode ser feito com muito mais rapidez utilizando as imagens de satélite. “As imagens vão facilitar o planejamento das ações, como, por exemplo, na definição de rotas nas áreas urbanizadas da capital, Porto Príncipe, onde já se sabe que há grandes favelas”, diz

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog