AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, junho 09, 2004

NOVA NORMA PARA MISTURA DE SOJA SAI AMANHÃ

Fiscais do MAPA suspendem a venda de 54 mil toneladas de soja no RS
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, anunciou hoje (08/06), durante palestra na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, que assinará amanhã uma instrução normativa para estabelecer procedimentos técnicos e níveis de tolerância de mistura de sementes tratadas ou tóxicas, impurezas, matérias estranhas e umidade, além de grãos mofados e insetos vivos.
Segundo o ministro, a nova regra estabelece a negociação em contrato para casos de países com procedimentos e tolerâncias diferentes das constantes na IN. “Os contratos entre os compradores e vendedores darão essa flexibilidade. Amanhã, vou falar com o embaixador da China para explicar os novos critérios do Brasil”, disse. Rodrigues informou ainda que o Itamaraty continua as negociações com o Ministério da Quarentena da China na tentativa de adequar as normas de ambos os países.
Força-Tarefa - Por determinação de Rodrigues, uma força-tarefa de 25 fiscais federais agropecuários do ministério percorre desde ontem (07/06) o interior do Rio Grande do Sul para inspecionar a qualidade da soja em armazéns, caminhões, vagões de trem, terminais portuários, propriedades rurais, cooperativas e silos. O principal objetivo é proteger o consumidor brasileiro da soja contaminada com fungicidas.
A fiscalização em 18 municípios resultou, até hoje (08/06), na suspensão da comercialização de 54 mil toneladas de soja em grão e de 563 sacas de sementes de soja nos municípios de Panambi e Cruz Alta, na região noroeste do estado, e de Jaguari, no centro-oeste do Rio Grande do Sul. Os fiscais coletaram amostras do produto que serão analisadas por laboratórios oficiais ou credenciados pelo ministério. Também inspecionaram unidades de armazenamento e propriedades em Rio Grande, Ijuí, Coronel Barros, Bozano, Passo Fundo, Santa Maria, São Vicente, Não-Me-Toque, Carazinho, Palmeira das Missões, Tapera, Ibirubá, Espumoso, Júlio de Castilho e Tupanciretã.
Em Panambi, os fiscais encontraram 24 mil toneladas de soja suspeita de contaminação no armazém de uma cooperativa. Em Jaguari, os auditores encontraram três mil toneladas de soja em grão e 563 sacas de semente de soja contendo agroquímicos nos armazéns de outra cooperativa. A equipe identificou, inclusive, o produtor que comercializou essas sementes. Em Cruz Alta, foi suspensa a venda de 27 mil toneladas de soja encontradas no armazém de uma empresa exportadora. No porto de Rio Grande, permanece suspensa a comercialização das 322 mil toneladas de soja armazenadas nos terminais da Tergrasa e Termasa, determinada pelo ministério na última semana.


Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog