AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, junho 09, 2004

BRASIL E CANADÁ NEGOCIAM COMÉRCIO E REGRAS BILATERAIS

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maçao Tadano, recebeu hoje (08/06) uma missão chefiada pelo presidente da Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA), Richard Fadden, que está no Brasil para discutir a harmonização de procedimentos nas áreas sanitária e fitossanitária com o objetivo de facilitar o comércio entre os dois países.
A missão estrangeira relacionou alguns produtos que o Canadá deseja exportar para o Brasil, como ervilha e produtos de origem animal. O Brasil manifestou interesse em ampliar a venda de carnes, madeira, maçã e frutas. O país já exporta carne de frango, cujo comércio rendeu ao país mais de US$ 8 milhões entre janeiro e maio de 2004.
Durante a reunião, foram tratadas questões relacionadas à análise de risco e a metodologia que define requisitos sanitários e fitossanitários para o comércio bilateral, o Protocolo de Cartagena relativo a organismos geneticamente modificados, além da cooperação bilateral nas discussões de temas sanitários e fitossanitários em fóruns internacionais.
Ficou acertado ainda o estabelecimento de pontos de contado entre as duas instituições (SDA e CFIA) para estreitar a comunicação sobre temas sanitários e fitossanitário de interesse comum. Pelo Brasil, responderá o chefe da área de Acordos Internacionais da SDA, Odilson Ribeiro, e pelo Canadá, o diretor de Assuntos Internacionais da CFIA, Paul Haddow.
Também participaram das negociações os diretores dos departamentos de Defesa Animal (DDA), Jorge Caetano, e de Defesa e Inspeção Vegetal (DDIV), Girabis Evangelista, além de coordenadores de programas sanitários do ministério e de técnicos da área de acordos internacionais. A missão canadense, composta por quatro técnicos e dois representantes da área diplomática, visitou ontem o laboratório de referência animal de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Amanhã, eles manterão contatos com técnicos da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog