AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, março 04, 2004

SP E BH RECEBEM EXPOSIÇÃO DE SEBASTIÃO SALGADO

Parceria com a torrefadora italiana illycaffè deu origem à mostra In Principio, que retrata trabalhadores em lavouras brasileiras de café
Uma viagem pelo cotidiano das plantações de café, salientando e valorizando a contribuição dos trabalhadores na produção da bebida. Este é o mote de In Principio, exposição do fotógrafo mundialmente reconhecido Sebastião Salgado que será montada de 12/03 a 21/04, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
In Principio é uma parceria do fotógrafo brasileiro com a illycaffè, multinacional italiana que desenvolve diversas ações de incentivo e apoio aos produtores de café no País. Serão 25 imagens, todas em branco e preto, que mostram as diversas fases do cultivo, desde a colheita e secagem até o envio aos mercados consumidores.
As fotos foram feitas no segundo semestre de 2002, nas áreas da Zona da Mata e de Patrocínio, em Minas Gerais, e de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo - no entanto, a exposição constitui apenas a primeira fase de um projeto maior: a idéia é retratar também as lavouras da Guatemala, Índia e Etiópia.
A mostra, que já foi apresentada em Roma por ocasião do FotoGrafia (festival organizado pela prefeitura da cidade), marca também um retorno às origens para Salgado. Nascido em Aimorés (MG), ele é filho de um produtor de café e foi criado em meio ao cultivo, além de haver trabalhado como economista para a Organização Internacional do Café até decidir-se pela carreira de fotógrafo.
Outro ponto interessante é o fato de Salgado ser formado Mestre em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de São Paulo. Assim, uma das intenções do MAC é que a mostra seja parte do projeto Arteconhecimento, que está sendo organizado pelo museu neste primeiro semestre de 2004 e homenageia obras de ex-alunos da USP, por ocasião do aniversário de 70 anos da instituição.
Preocupação Social - Foi a atuação da torrefadora italiana com os produtores brasileiros que deu origem ao projeto. A mostra marca apenas o início da colaboração entre Salgado e a illy, com base em seus valores comuns e interesse mútuo na promoção do desenvolvimento sustentável.
“O projeto começou quando representantes da illy visitaram nosso Instituto Terra [projeto educacional e social fundado por Salgado, que atua promovendo o reflorestamento e a educação ecológica]”, diz Salgado. “Entendi como o trabalho da illy no Brasil visa promover o conceito de qualidade em nosso País.”
A empresa promove anualmente o Prêmio Brasil de Qualidade do Café para “Espresso”, tendo preferência na compra da produção dos 50 finalistas, a preços acima de mercado. Além disso, mantém a universidade illy do café (em parceria com a Universidade de São Paulo), que organiza e leva até os produtores cursos de capacitação sobre o tema, e o Clube illy do Café, como forma de fidelizar os fornecedores.
Tais ações aproximam a illycaffè das atividades desenvolvidas pelo Instituto Terra - a parceria é natural, já que a intenção de ambos é colocar em foco a importância dos lavradores. “Minha maior esperança é que minhas fotografias ajudem as pessoas a perceber que por trás do café que tomamos há seres humanos que plantam e colhem - há milhões deles no mundo inteiro, pessoas que têm direito à dignidade e merecem consideração”, diz Salgado.

AGENDA:
São Paulo:
Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC)
End.: Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária - São Paulo, SP
Informações: (11) 3091-3039
Horário de visitação permanente: terça a sexta, das 10 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h
Entrada Franca

ADS Assessoria de Comunicações MAC
Contatos com Rosana De Salvo ou Mariana Geraldine Sérgio Miranda
Tel.: 0xx11. 5090.3000 Fax.: 0xx11. 5090.3010 tel:30913018
Homepage: www.adsbrasil.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog