AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, março 04, 2004

Embrapa cria rede de software livre para agropecuária

Projeto quer integrar comunidade rural e urbana no processo de inclusão social e tecnológica
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança a Rede AgroLivre (www.agrolivre.gov.br), um projeto da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) em conjunto com o Departamento de Tecnologia de Informação da sede da Embrapa, para organizar e manter um repositório de software livre para a agropecuária. Serão colocados à disposição da sociedade, sem custo, aplicativos baseados em software livre para a agropecuária, incluindo sistemas de gestão e controle e de apoio à pesquisa científica.
A Rede AgroLivre abrange a instalação de um repositório de software livre de aplicações corporativas de natureza administrativa e de apoio à pesquisa, que será mantido pelo Departamento de Tecnologia de Informação, com suporte para o desenvolvimento de software de forma distribuída e colaborativa, incentivando a criação de sistemas baseados em web e o uso de padrões abertos. Também engloba a implantação do uso de software livre na Embrapa, em substituição a softwares baseados em sistemas proprietários, não só contribuindo para a economia de recursos, mas também gerando o conhecimento necessário para dar suporte a projetos de inclusão social e digital.
O repositório de software para uso na área agrícola será mantido pela Embrapa Informática Agropecuária e estará operacional neste trimestre. Inicialmente conterá os aplicativos HiperEditor e HiperVisual, que permitem organizar e visualizar informação no formato de árvore hiperbólica; Lactus, um sistema para gerência e controle de rebanho de gado leiteiro; e SOC - Software Científico, um sistema com módulos para tratamento de dados, cálculo matricial, análise de regressão e variância, tabelas de freqüência, gráficos multidimensionais, todos desenvolvidos pelo centro de pesquisa em informática da Embrapa.
A chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária, Sônia Ternes, explica que será firmado, ainda este mês, um convênio de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI para viabilizar financeiramente a implantação da Rede Agrolivre. O ITI integra o comitê executivo do governo eletrônico e tem como missão estimular e articular projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico voltados à ampliação da cidadania digital.

Nadir Rodrigues Pereira
Jornalista - MTb/SP 26.948
Embrapa Informática Agropecuária
Fone (19) 3789-5747
Fax (19) 3289-9594

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog