AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, março 04, 2004

Pesquisa busca novos usos para as OGMs

“Uma nova onda de plantas geneticamente modificadas está a caminho”. A afirmação é do pesquisador em biotecnologia da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. Ele falou nesta semana, durante o III Congresso Brasileiro de Soja, evento que acontece simultaneamente à VII Conferência Mundial de Pesquisa da Soja, em Foz do Iguaçu. O evento segue até o dia 05 de março e é uma promoção da Embrapa Soja.
De acordo com Nepomuceno, esta nova onda deverá encontrar um maior interesse junto ao consumidor final. Neste segmento é que se encontram plantas com maior valor nutricional, por exemplo. Entre as pesquisas, Nepomuceno destaca a do morango com alto índice de vitamina C, e do óleo de soja com as mesmas características do de oliva. Uma coisa que deverá chamar a atenção é as chamadas “vacinas comestíveis”, alterações genéticas que deverão garantir a certas plantas contra diarréia infantil e outras doenças. “Ainda podemos colocar dentro desta categoria, fatores que estimulem o crescimento humano, insulina e anti-corpos contra câncer”, afirma.
O avanço da pesquisa também irá proporcionar a possibilidade de produção de plástico a partir de plantas – o bioplástico. Uma das vantagens do produto à base de plantas é que ele seria biodegradável. “O custo da produção do bioplástico pela biofermentação ainda é muito alta e a produção ainda é feita pequena quantidade”, diz.
Nepomuceno ainda acredita que, a adoção da próxima fase das plantas geneticamente modificadas deverá acontecer de forma lenta. “Primeiro a sociedade tem que estar ciente e bem informada do que a tecnologia realmente é; dos seus riscos potenciais, analisados caso a caso. Na opinião do pesquisador, a demora na definição de uma legislação sobre biosegurança está colocando o Brasil em desvantagem. “O investimento brasileira é infinitamente menor ao que está sendo feito pela indústria farmacêutica ou de alimentos nos Estados Unidos e Europa. A ciência e a tecnologia precisa de investimento, sempre”, afirma.

Assessoria de Imprensa
Janaína Ávila (MTb 3601-PR)
Contatos: (45) 529-0123 ramal 373/786

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog