AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, março 04, 2004

Abertura da colheita do arroz tem atrativos variados

A Granja Darci Zanetti, em Santa Vitória do Palmar/RS, será cenário principal para a 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A partir do dia 5 de março, todas as atenções dos arrozeiros do país estarão voltadas naquele município. Uma área de quatro hectares servirá de palco para apresentação de lavouras demonstrativas, cursos, palestras técnicas, além de estandes de degustação e com o artesanato local.
O Ano Internacional do Arroz, determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004, terá muito o que comemorar. Neste ano, a cultura orizícola gaúcha também completa 100 anos. O evento em Santa Vitória do Palmar, será o momento oportuno para as comemorações.
Um dos atrativos desta edição é a homenagem aos "Homens do Arroz". Os cinco nomes que serão destaque nesse evento foram escolhidos pela Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). A entrega das homenagens está marcada para o dia 5 de março, às 21h, no CTG Rodeio dos Palmares. O Comitê Gestor da 14a Abertura Oficial da Colheita do Arroz informa que o jantar de homenagens será rodeado de atrações, incluindo a degustação de um buffet à base de arroz e de carne ovina preparado por uma equipe da Emater. O custo para esse jantar é de R$ 30 e o traje exigido é passeio completo.
O troféu desse ano vai para o vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva. A homenagem deve-se a sua trajetória de lutas e vitórias.
Também será agraciado com o troféu, o produtor Rubens Dantas da Silveira, que há mais de meia década planta arroz em Santa Vitória do Palmar. o deputado federal e produtor da região, Érico da Silva Ribeiro, do PP/RS, é outro personalidade de destaque.
Os nomes da imprensa do Rio Grande do Sul serão destacados nesta homenagem. O título será entregue ao arquiteto e diretor do Sistema Guaíba-Correio do Povo, Carlos Alberto Bastos Ribeiro e ao vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação, Paulo Sérgio Pinto, que pela segunda vez recebe esse título durante a festa. A atribuição dessa homenagem a estes profissionais da área de comunicação é um reconhecimento de seus trabalhos em defesa do setor primário gaúcho e, em especial, da lavoura orizícola.

Festejos
O coordenador do Comitê Gestor, Marcos Petruzzi informa que abertura do evento será animada pelo grupo Los Pampeanos. A programação segue com a palestra da jornalista Ana Amélia Lemos. A noite será encerrada com apresentação artística do Grupo Dançarte, seguido de baile.
Na extensa programação dos três dias de festa, uma das atividades inseridas é o lançamento de um livro de 200 páginas, elaborado por pesquisadores da Embrapa Clima Temperado de Pelotas. A obra, a ser lançada no dia 7 de março, às 10h, foi produzida com a colaboração de 19 autores. O destaque do livro é para a importância do arroz como base da alimentação da maioria da população mundial. A obra ainda esclarece aspectos técnicos e econômicos da lavoura de arroz irrigado.
De acordo com o presidente da Federarroz, Artur Albuquerque, uma extensa programação foi preparada para atrair um público variado. O presidente da federação informa que ainda estão abertas as inscrições dos municípios gaúchos que desejam sediar a 15ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, prevista para março do ano que vem. Quem desejar efetuar a indicação do seu município deve encaminhar um fax para a Federarroz contendo uma justificativa de por que o município deveria ser sede da abertura da colheita do arroz de 2005. O telefone da Federarroz é o (51) 3228 0125. A escolha será feita até o final do evento deste ano, em Santa Vitória.

Márcia Marinho - Assessora de Imprensa - (53) 99599914

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog