AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, março 04, 2004

Doutor em Economia Aplicada é o novo Chefe Geral da Embrapa Semi-Árido

O pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva é o novo Chefe Geral da Embrapa Semi-Árido. Engenheiro Agrônomo com doutorado em Economia Aplicada, Pedro Gama exercerá o mandato por quatro anos. O centro de pesquisa tem a missão de viabilizar soluções tecnológicas para os sistemas agrícolas de uma área com cerca de 895 milhões de km2 que se estende por oito estados da região Nordeste e o norte de Minas Gerais. Para esse imenso território, ele defende a instituição de uma nova pauta de pesquisa baseada nas demandas e desafios da sociedade brasileira para os órgãos de ciência e tecnologia (C&T).
Segundo Pedro Gama, um dos desafios é superar o paradoxo que trata como processos excludentes o agronegócio empresarial, impulsionado por tecnologia de ponta e grande inserção em mer-cados competitivos no Brasil e exterior, e a agricultura de base familiar que tem forte expressão nas áreas dependentes de chuva do semi-árido nordestino. Na sua opinião, é preciso formular propostas para os dois como integrantes de um mesmo processo de desenvolvimento do país. O importante é viabilizar propostas de ciência e tecnologia rompam com a marginalização econômi-ca do semi-árido e gerem soluções que minimizem os problemas sociais, afirma.
Estratégia – O novo Chefe Geral da Embrapa Semi-Árido tem formação acadêmica nessas duas situações agrícolas. No mestrado, concluído na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele defendeu tese na área de Economia Rural com um estudo sobre “Sistema de financiamento de atividades rurais adaptadas à pequena produção da região de Massaroca, Juazeiro-BA”. No doutorado, feito na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a tese versou sobre “Articulação dos interesses públicos e privados no Pólo Petrolina-PE/Juazeiro-BA: em busca de espaço no mercado globalizado de frutas frescas”.
O pesquisador explica que o novo Plano Diretor da Embrapa Semi-Árido para os anos 2004-2007 questões como estas serão apreciadas de maneira integrada. Este documento, que tem caráter estratégico, deverá reformular a programação de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da institui-ção e estabelecendo nova adequação do seu quadro de pessoal, em especial os pesquisadores, aos desafios definidos no Plano. A idéia é fortalecer e concentrar a inteligência da pesquisa para ampliar a sua capacidade de pensar e propor alternativas para os problemas de interesses dos agricultores familiares e dos empreenderes privados situados nos elos das cadeias produtivas da região, enfatiza Pedro Gama.

Mais informações:
Pedro Carlos Gama da Silva – Chefe Geral
Marcelino Ribeiro – Jornalista
Embrapa Semi-Árido – tel. 87 3862 1711

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog