AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, março 04, 2004

Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil é criada na Biofach 2004

Nuremberg, 21 de novembro de 2004 – Criar uma política para aumentar o consumo interno de orgânicos e capacitar produtores para a exportação. Estes são os objetivos imediatos da Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil criada pelos produtores participantes do estande brasileiro da Biofach 2004. A nova entidade contará com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sebrae, Apex Brasil e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
Na reunião de oficialização da entidade, foi eleita uma diretoria provisória que desenvolverá as ações iniciais no período de um ano. “Já iniciamos os trabalhos para a participação na Biofach 2005, o produtor brasileiro precisa investir no planejamento de suas ações, habilidades e negócios durante a feira. Além disso, é fundamental atuarmos de forma mais intensa no mercado interno, agilizando a regulamentação dos orgânicos”, comenta Joaquim Silva, presidente da entidade.
Com representacao de norte a sul do país, a Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil engloba todos os setores do mercado orgânico. Segundo estimativas dos produtores, 2,5% da população brasileira possui condições sócio-econômicas para o consumo do alimento orgânico. Com a potencialização de recursos, mobilização das comunidades e valorização do mercado orgânico, a instituição espera atingir um número maior de pessoas, reforçando o conceito de segurança, comércio justo e, principalmente, inclusão social relacionada ao setor.
Um dos pontos discutidos foi a reciclagem de toda assistência técnica e extensão rural promovida no país para que o produtor agrícola, em especial o de menor porte, possa elevar seu nível técnico e competir de forma equilibrada no mercado nacional e internacional. Para os integrantes do movimento, o consumo interno é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção brasileira, tanto ou mais do que as exportações. „Precisamos organizar a atuação brasileira e conhecer mais profundamente os mercados externos, nao só a Europa, como Estados Unidos e Japão. A competição é acirrada e nestes países o setor já está mais estabelecido“, complementa Guto Mazzo, secretário-executivo da entidade.
Para efetivar o plano de acao inicial, a diretoria atual foi constituída da seguinte forma:

Administracao
Presidente: Joaquim Silva – Espírito Santo (frango e ovos)
Vice-presidente: Wilson Schimidt - Santa Catarina (frutas)
Secretário: José Alexandre Ribeiro - São Paulo (café)
Tesoureiro: Simone de Carvalho Valladares - Rio de Janeiro (cosméticos)

Conselho fiscal
Marcos Jose Macedo - Sao Paulo (cachaca)
Élson de A. Montagno – Goiás (soja/milho)
Josefh Crescenzi - Minas Gerais (café)

Suplentes da diretoria
Ercio Silva - Minas Gerais (café)
Adriano S. Martins - Rio Grande do Sul (frutas e sucos)
Roberto de Souza Lopes - Rio de Janeiro (frutas)
Euripedes Custodio Borges – Goiás (frango)
Marcos Rogério Pagani – Paraná (cachaca)
Leon Klein – Sao Paulo (acucar)

Secretario executivo
Guto Mazzo

Os fundadores da Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil também iniciam os estudos para a Biofach América Latina, que acontece no mês de setembro, no Rio de Janeiro e avaliam a próxima edição da Biofach EUA.
A Biofach aconteceu de 19 a 22 de fevereiro em Nuremberg, Alemanha. O Brasil participou com um estande conjunto em que cerca de 45 empresas expuseram seus produtos a mais de 20 mil visitantes. O projeto Organic Brasil é uma iniciativa da Apex Brasil e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. No ano passado foram movimentados na Biofach cerca de US$ 5,5 milhões em exportações brasileiras - nove mil toneladas de produtos – para o mercado orgânico.

LVBA Comunicação
Adriana Amiralian: Tel: [55]-11-3039 0688 (adriana@lvba.com.br)
Flávia Regina Valsani: Tel: [55]-11-3039 0656 (flavia@lvba.com.br)
Danúbia Teixeira: Tel: [55] - 11- 3039-0680 (danubia@lvba.com.br)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog