AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 15, 2004

RASTREABILIDADE

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Leonardo Vilela (PP-GO), reúne-se hoje à tarde (16 junho) com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Na pauta a entrega de um relatório sobre a rastreabilidade – sistema que permite identificar os bois a partir do uso de um chip (brinco ou marcas), também conhecido como Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).
No documento estão os principais pontos que, de acordo com os parlamentares da comissão, devem ser revistos para que os produtores brasileiros não sejam penalizados. “Não somos contra a rastreabilidade, mas é necessário que se tenha um processo de implantação adequada à realidade brasileira”, argumenta Vilela. Um dos pontos de discordância é a obrigatoriedade do sistema.
Vilela também passará ao ministro a lista com o nome dos parlamentares que deverão propor soluções e acompanhar as medidas a serem tomadas para que o sistema não imponha prejuízos aos criadores. Trata-se de um grupo que, conforme deliberação do plenário na reunião de audiência pública sobre o tema, realizada no começo deste mês, foi constituído com a finalidade discutir os problemas operacionais advindos da rastreabilidade bovina.
Formam o grupo os deputados Abelardo Lupion (PFL-PR), Alberto Fraga (PTB-DF), Augusto Nardes (PP-RS),César Silvestre (PPS-PR), Rodolfo Pereira (PDT-RR), Francisco Turra(PP-RS), Kária Abreu (PFL-TO), João Grandão (PT-MS), José Carlos Dias (PTB/ES), Nelson Marquezelli (PTB-SP), Romel Anizio (PP-MG), Ronaldo Caiado (PFL-GO), Silas Brasileiro (PMDB-MG), Odacir Zonta (PP-SC) e Waldemir Moka (PMDB-MS).
A audiência de Leonardo Vilela e membros da Comissão de Agricultura com Roberto Rodrigues está agendada para às 14 horas desta quarta-feira, no Ministério da Agricultura.

Deva Rodrigues
Jornalista
Telefone (61) 9611 5355

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog