AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 15, 2004

TADANO NEGOCIA NA CHINA REVISÃO DOS CRITÉRIOS PARA CONTAMINAÇÃO DE SOJA

Na tentativa de evitar novos embargos à soja brasileira, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, e o chefe da Divisão de Cooperação Técnica e Acordos Sanitários Internacionais, Odilson Ribeiro, embarcam nesta terça-feira para a China. Eles se vão se reunir em Pequim com autoridades da Administração Geral de Supervisão de Qualidade e Quarentena para apresentar os termos da Instrução Normativa nº 15, que estabeleceu os índices de tolerância para contaminação da soja, e pedir a reabilitação das empresas que tiveram as exportações suspensas.
A missão brasileira também vai solicitar a vinda de técnicos chineses ao Brasil para fazer uma pré-inspeção nos carregamentos de soja antes do embarque. Rússia e Estados Unidos já fazem pré-inspeção nas carnes e maças brasileiras, respectivamente, e o Brasil na maçã e a pêra importadas da Argentina. Os secretários de Agricultura, Odacir Klein, e de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul, Luiz Roberto Ponte, além do presidente da Cooperativa Tritícola Ijuí (Cootrijuí), Carlos Domingos Poleto, acompanham os técnicos do Mapa.
Apesar de o site do Ministério da Quarentena ter publicado hoje uma lista incluindo mais 15 empresas impedidas de vender soja para a China, o Mapa ainda não recebeu comunicado oficial do governo chinês sobre a proibição. “Esta notícia carece de oficialização. Caso se confirme, a situação e grave, delicada e preocupante” enfatizou o secretário de Defesa Agropecuária ao anunciar sua ida à China.

Fiscalização
As sete equipes da Delegacia Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul que formaram a força-tarefa de fiscalização do complexo soja no Estado finalizaram hoje suas atividades. Nas vistorias realizadas em caminhões, vagões de trem, terminais de portos e silos os 25 fiscais agropecuários encontraram 130.450 toneladas de soja com suspeita de contaminação. O produto teve sua comercialização suspensa.
Foram coletadas 9 amostras, compostas de 36 sub-amostras que serão analisadas em laboratórios oficiais ou credenciados pelo Mapa. A força-tarefa atuou nos municípios de Cruz Alta, Santa Rosa, Passo Fundo, Jaguari e Rio Grande.

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog