AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, fevereiro 05, 2004

DIMARZIO PROPÕE AOS ESTADOS DO SUL MAIOR CONTROLE DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS NA AGROPECUÁRIA

A Região Sul – um dos principais pólos agropecuários do país – deverá intensificar o controle das verbas federais destinadas à sanidade, ao desenvolvimento rural e à execução de suas respectivas ações. Para tanto, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Amauri Dimarzio, defende a criação de comissões permanentes de alto nível para acompanhar a aplicação dos recursos públicos no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Ele apresentará a proposta na próxima sexta-feira (06/02), em Porto Alegre, durante reunião com os delegados federais de Agricultura e os secretários do setor dos três estados. Dimarzio também pretende estender esse programa para o restante do país.
As comissões de acompanhamento da execução das verbas públicas serão coordenadas pelos delegados federais de cada um dos três estados do Sul e terão representantes das secretarias estaduais de Agricultura, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Segundo Dimarzio, esses grupos se reunirão uma vez por mês para avaliar a aplicação dos recursos nos programas de sanidade e desenvolvimento rural.
A reunião será realizada a partir das 9h de sexta-feira, na Delegacia Federal de Agricultura do RS. O encontro contará com a participação dos delegados do RS, Francisco Signor, de SC, Tarcísio Kock, e do PR, Valmir Kowalewski de Souza. Também deverão estar presentes os secretários de Agricultura dos três estados: Odacir Klein (RS), Moacir Sopelsa (SC) e Orlando Pessuti (PR). “Queremos conhecer as prioridades e demandas dos governos estaduais na área agrícola”, adiantou Dimarzio.
De acordo com o secretário-executivo do Mapa, o governo federal vai continuar dando ênfase às ações de sanidade animal e vegetal e aos programas de aprimoramento da atividade agrícola. Por isso, o ministério busca cada vez mais uma maior aproximação com os estados e o setor privado. “Após colher as informações sobre os projetos de cada estado, vamos elaborar em conjunto os plano de aplicação dos recursos e, se for o caso, firmar convênios com entidades de classe, municípios e cooperativas”, disse Dimarzio.
Na noite de sexta-feira, o secretário-executivo vai à abertura oficial do 25º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, na serra gaúcha. No sábado (07/02) pela manhã, Dimarzio tem encontro com as entidades produtoras da região. Às 10h, comparece à abertura oficial da colheita da safra de maças e depois visita a planta industrial do laticínio Randon. Ao meio-dia, participa de almoço no galpão crioulo da prefeitura de Vacaria, junto com o governador do RS, Germano Rigotto.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880
imprensa@agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog