AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, fevereiro 05, 2004

CHINA QUER FINANCIAR CONSTRUÇÃO DE FERROVIAS NO BRASIL E RECEBER SOJA, ALGODÃO E ÁLCOOL COMO PAGAMENTO

A China quer investir pesado em infra-estrutura de ferrovias no Brasil e receber, como pagamento, produtos do agronegócio, principalmente soja, algodão e álcool etanol destinado à mistura na gasolina. Somente a demanda anual do país por soja chega a 30 milhões de toneladas e o Brasil pode ser o principal fornecedor.
O estreitamento das relações comerciais entre Brasil e China foi discutido hoje durante encontro de uma delegação chinesa liderada pelo gerente geral da China Base Jake Import and Export, Yang Wei Jian, com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amauri Dimarzio.
A expectativa é de os primeiros protocolos de intenções sejam assinados em maio, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Segundo Dimarzio, alguns negócios já estão sendo fechados com cooperativas de soja dos estados de São Paulo, Paraná e Goiás.
Yang Wei Jian informou a Dimarzio que há grande interesse da China em que a ampliação do comércio com o Brasil saia do papel. “A China tem uma reserva para investimentos internacionais de US$ 400 bilhões e o país cresce a uma taxa anual de 5% a 8%”, disse o secretário. Além disso, acrescentou, os chineses podem construir ferrovias no Brasil a um custo até 30% mais barato a partir do uso de tecnologias avançadas.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880
imprensa@agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog