AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, fevereiro 05, 2004

Fazenda Rio Crixás obtém 1.150 prenhezes de embriões Bonsmara em 2003, um recorde mundial

Em um dos maiores projetos de Transferência de Embriões (T.E.) da raça Bonsmara já realizado no mundo, a Fazenda Rio Crixás (Mundo Novo/GO) obteve a marca recorde de 1.150 prenhezes de embriões em 2003. José Albertoni, diretor da fazenda pioneira na importação de embriões da raça Bonsmara para o Brasil, originária da África do Sul, comentou o resultado: "Graças ao empenho e o rigor na seleção de nossas matrizes – no total são 160, sendo 40 altamente selecionadas – atingimos este resultado histórico para raça em nível mundial", comemora José Albertoni. A técnica de T.E. consiste em transferir para receptoras (barrigas de aluguel) os embriões produzidos, ocorrendo assim a gestação. A perfeita sincronia entre o estágio do embrião e o ambiente uterino é a chave para garantir a confirmação da prenhez.
Os trabalhos da Fazenda Rio Crixás foram iniciados em 1999, quando a empresa importou 550 embriões top Bonsmara PO da África do Sul, responsáveis pela produção de aproximadamente 350 animais puros. Após 3 anos, já começavam a ser coletados os primeiros embriões de novilhas nascidas no Brasil. Hoje, o plantel da fazenda é composto por 1.500 cabeças PO (Puro de Origem) e PC (Puro por Cruza).
Mais qualidade na carne - Atualmente, o Bonsmara vem sendo uma das raças mais utilizadas em programas e pesquisas no Brasil. Uma das razões para tanto prestígio é o seu sêmen, ideal para quem busca mais eficiência no cruzamento industrial com fêmeas ½ sangue Nelore X Europeu, conhecidas como "F1", e também com vacas Nelore. O Cruzamento Industrial é uma técnica que combina características desejáveis de raças diferentes, resultando em animais precoces e, consequentemente, reduzindo em até 1 ano a idade de abate (aos 24/28 meses).
Além disso, apesar de termos alcançado o primeiro lugar nas exportações mundiais de carne bovina, o Brasil precisa buscar a melhoria na qualidade de sua carne, fator que pesa a favor da raça sul-africana. Estudos realizados pelo Prof. Pedro Eduardo de Felício, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UNICAMP, mostraram que as diferenças médias foram todas favoráveis ao Bonsmara, tendo havido significância para maciez, suculência e aceitação global. "As notas médias das carnes Bonsmara são resultados muito bons, dificilmente igualáveis por qualquer outra carne de contrafilé", atesta o professor.
Para João Sérgio Jacinto, Gerente de Compras de Bovinos do Frigorífico Friboi (Goiânia/GO), a carcaça do Bonsmara ½ sangue Nelore possui uma excelente cobertura e é bastante comprida, o que representa maior rendimento por animal. "O Bonsmara é o caminho certo para o país assegurar mais lucros sobre os preços pagos pela nossa carne, coisa que há muito tempo a Argentina já entendeu", afirmou. Afinal, nossa maior vantagem competitiva já é notória: podemos produzir carne de melhor qualidade sem o risco de BSE (sigla em inglês para encefalopatia espongiforme bovina), o mal da vaca louca, já que nossa produção é predominantemente à pasto.

Sobre o Grupo Agroquima (www.agroquima.com.br)
A Agroquima Produtos Agropecuários Ltda. está presente no ramo agropecuário há 35 anos. Possui 11 filiais distribuídas por seis Estados brasileiros e um centro administrativo, localizado estrategicamente na cidade de Goiânia/GO.
Com uma política voltada para atender às necessidades dos seus clientes, a Agroquima sempre foi pioneira no lançamento de produtos que se tornaram líderes de mercado, tais como Tordon, Ivomec, Fosquima, Padron, Verdict, Spider, Furazin e muitos outros.
Especialista na produção de Suplementos Minerais, possui a marca Fosquima, reconhecida nacionalmente pela sua qualidade; exemplo disso é o Fosquima Uréia 140, que foi lançado pela empresa em 1986 e há 16 anos é líder de mercado no Segmento de Suplemento Mineral com Uréia no Centro Oeste.
Produz e beneficia Sementes para Pastagens com as mais avançadas tecnologias, utilizando, na certificação de sua qualidade, o processo de Germinação Natural, selecionando as sementes de maior vigor, o que garante o poder de germinação e a perfeita formação das pastagens.
A Agroquima, sempre preocupada em inovar, vem de forma pioneira desenvolvendo com grande êxito na Fazenda Rio Crixás, a introdução da raça bovina Bonsmara no Brasil, que trará uma contribuição inestimável à pecuária nacional em virtude de ser um gado "Europeu" com excepcional qualidade de carne e adaptado ao calor tropical, permitindo aos criadores aumentarem sua renda através do cruzamento industrial com touros a campo para produção de novilhos precoces.


XCLUSIVE PRESS
Gualberto Vita / Bianca Proença
Assessoria de Imprensa AGROQUIMA
Tel.: (15) 9711-7966 / (15) 262-4142
Jornalista Responsável: O.P.Gessulli (Mtb 32517)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog