A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT

A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT
AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online
Ofereci meus ombros. Como escada ele subiu. Abri o caminho para ele passar. Na hora da porrada a cara era a minha. Fui seu irmão seu amigo e companheiro... Um dia encontrou comigo. Me deu um beijo. Virou as costas e partiu. Lembrei de Jesus e as 30 moedas"
Poema do mensaleiro João Paulo Cunha que revela a mágoa em relação ao ex-presidente LULArápio.
"Anos atrás recebi do então governador de Brasília Cristovam Buarque o ‘premio manuel bonfim’, atribuído ao meu livro "Chatô, o rei do Brasil". Já pedi à Marília para localizar a placa de prata. Vou devolver. de golpista não quero nada. Nem prêmio".

Escritor Petralha Fernando Morais

“Que pena que nossos gênios estejam tão obtusos. E tão viciados no aparelhamento. O PT corrompeu mais do que a política, corrompeu a inteligência e o caráter. E aos poucos vão mostrando que a volta da Dilma por mais dois anos, com essa gente, vai embrutecer o País e seguir se apropriando do Estado. Pior que não tem juiz Moro para este tipo de roubo: da inteligência e do caráter. Ele não falou em devolver os dez mil que recebeu do prêmio. Na época eram dez mil dólares. Nem o que ele fazia no governo do Quercia".

Senador Cristovam Buarque

segunda-feira, outubro 04, 2004

TRIGO: CERRADO ALCANÇA NOVO RECORDE NACIONAL DE PRODUTIVIDADE

O trigo irrigado do Cerrado bateu este ano novo recorde de produtividade: 7.920 kg por hectare. A variedade foi a BRS 207, lançada em 2001 pela Embrapa.
A produtividade recorde foi registrada na fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Água Fria – GO, município próximo a Formosa. O recorde anterior, alcançado no ano passado em uma propriedade localizada no Plano de Assentamento Dirigido do Alto Parnaíba - PADAP (MG), de 7.480 kg/ha, foi ultrapassada este ano também na Fazenda Pamplona (SLC Agrícola), localizada em Cristalina-DF, onde a produtividade chegou a 7.662 kg/ha. "Várias lavouras colheram mais de 7.200 kg por hectare", conta o pesquisador da Embrapa Cerrados Júlio César Albrecht.
A produtividade é considerada alta, porque a média da cultivar BRS 207 é de 5.800 kg/ha. Pesquisadores da Embrapa estimam que a média brasileira seja de 2.500 kg/ha e, no Cerrado, corresponda a algo entre 4.500 a 4.800 kg/ha.
O Cerrado favorece rendimentos mais altos devido à maior estabilidade de suas condições climáticas. O pesquisador José Maria Vilela, também da Embrapa Cerrados, conta que o frio de junho e julho neste ano também favoreceu a alta produtividade, porque ajudou o perfilhamento.
Atualmente, 50% do trigo consumido no Brasil é importado, grande parte da Argentina. Por enquanto, o Cerrado é responsável por cerca de 5% da produção nacional, mas o cenário deve mudar. Só neste ano, houve um aumento de área cultivada de trigo irrigado de 85%, o que corresponde a 50 mil hectares.
A BRS 207 foi especialmente desenvolvida para a região pela Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) e pela Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esta foi a terceira safra da variedade, cultivada em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

Brusone e preço
Os pesquisadores da Embrapa Cerrados estimam que as perdas com brusone no Cerrado não chegaram a 5%. Eles explicam que as lavouras mais atacadas foram as plantadas mais cedo. "Quem está cohendo mais tarde, mas dentro do calendário recomendado, está tendo melhores produtividades", acrescenta Vilela. A ausência de chuvas no período também está favorecendo a colheita, que já está se encerrando.
Embora o preço tenha caído no mercado internacional, Albrecht acredita que o aumento de produtividade das lavouras de trigo irrigado no Cerrado em relação ao ano passado pode ser uma compensação. Ele e o colega explicam que mesmo a cultivar Embrapa 42, que é considerada a melhor para panificação e a favorita da indústria moageira, teve produtividades acima de 6.000 kg por hectare em várias regiões de GO, DF e noroeste de Minas Gerais. Esse número nunca tinha sido alcançado em safras anteriores.


Vivian de Moraes
Jornalista - MTb/SP 294.621
Embrapa Cerrados
BR 020, Km 18, Rod. Brasília/Fortaleza
Caixa postal:08223
CEP: 73.310-970 Planaltina -DF
Telefone: (061) 388 9953

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog