AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, outubro 04, 2004

Produtores do Mato Grosso já plantaram soja e algodão modificados

Produtores de Mato Grosso estão cultivando na safra 2004/2005 soja e algodão transgênicos na região sul do Estado. Fiscais do Ministério da Agricultura já identificaram fazendas localizadas nos municípios de Primavera do Leste, Santo Antonio do Leste e Novo São Joaquim, cujos proprietários foram surpreendidos com os testes que apontaram as irregularidades. No Estado, foram apreendidas, em agosto, 40 toneladas de grãos de soja identificadas como transgênica. A carga apreendida tinha como origem o município de Tapera, no Rio Grande do Sul, e seria entregue em Rondonópolis (MT).
Dois produtores rurais da região sul de Mato Grosso, que pediram para não serem identificados, confirmaram o cultivo dos transgênicos, tanto de soja como de algodão. As sementes teriam sido adquiridas no Rio Grande do Sul. Eles alegam que estão perdendo competitividade para o mercado internacional e, a exemplo dos produtores gaúchos, não vão esperar a definição do Congresso ou do governo para o iniciar o cultivo dos transgênicos.

Legalidade
As denúncias de plantio de sementes transgênicas nesta safra no Estado estão sendo apuradas pelo Indea - Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso e a DFA - Delegacia Federal de Agricultura. O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira, defende a regulamentação do plantio dos transgênicos com base na Lei de Biossegurança. "O governo do Estado prima pela legalidade, mas queremos que o Congresso aprove a Lei de Biossegurança para dar tranqüilidade ao produtor", informou Homero, por meio de sua Assessoria de Imprensa. "É o mínimo que o Congresso pode fazer pelo setor do agronegócio, que hoje é quem dá as respostas que o Brasil precisa na balança comercial, como é o caso do algodão."

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog