AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, outubro 04, 2004

Nasce a primeira filha do clone “Vitória da Embrapa”

Primeiro clone bovino da América Latina deu a luz à bezerrinha “Glória da Embrapa”, no dia 19 de setembro

“Vitória da Embrapa”, primeiro clone bovino da América Latina, deu a luz a seu primeiro filhote: a bezerrinha “Glória da Embrapa”, no dia de 19 setembro de 2004, às 2:30 da manhã. O nascimento da bezerrinha é uma prova científica de que o clone desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é perfeito do ponto de vista reprodutivo, o que é muito importante para a pesquisa. “Vitória da Embrapa”, hoje com três anos e sete meses, foi inseminada no dia 9 de dezembro de 2003, com o sêmen do touro “Zehnder” da raça Simental de origem alemã e deu a luz à “Glória”, por parto natural. A bezerrinha nasceu com 38,2 kg e passa bem.
Segundo o coordenador das pesquisas de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rodolfo Rumpf, o nascimento de “Glória da Embrapa” foi o último e decisivo teste feito com Vitória para provar que é um clone perfeito do ponto de vista científico e de produção. O nascimento da bezerra permitiu à equipe de cientistas da Embrapa avaliar o potencial reprodutivo de Vitória e a sua habilidade materna, que se reflete no ganho de peso diário de “Glória”, de aproximadamente 1 quilo por dia. Da mesma forma que a mãe, a bezerra será analisada e acompanhada em todos os aspectos de saúde, comportamento e produção.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia investe nas técnicas de clonagem em função de suas importantes aplicações potenciais em diversas áreas associadas ou não à engenharia genética, como por exemplo, a conservação de animais ameaçados de extinção e a multiplicação de animais de elevado valor genético.
Segundo Rumpf, os resultados obtidos pela equipe da Unidade na área de clonagem deixam claro que a tecnologia tem uma boa possibilidade de uso futuro no setor produtivo, mas afirma que continuarão investindo na realização de estudos.

Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 448-4769 e 448-4770

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog