AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, outubro 04, 2004

PECUÁRIA DE CORTE

Pecuária em bases modernas é tema do II Encontro Mariópolis de Bovinos Adaptados, em 16 e 17 de outubro, em Itapira (SP)

Evento terá palestra sobre gestão e marketing no agronegócio e a realização de leilão anual com a venda somente dos 5% melhores touros jovens do Teste de Performance da Fazenda Mariópolis.
O II Encontro Mariópolis de Bovinos Adaptados, o maior encontro das raças bovinas adaptadas do Brasil, será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, na Fazenda Mariópolis, em Itapira (SP), e terá como tema “A pecuária em bases modernas”. O evento é promovido pela pecuarista Maria Lúcia Abreu Pereira, proprietária da Mariópolis, importante projeto de seleção das raças bovinas adaptadas Caracu, Bonsmara e Senepol.
Maria Lúcia explica que o objetivo do encontro é levar informações ao pecuarista para aumentar os índices de produtividade do rebanho e melhorar a qualidade de carne, aumentando a rentabilidade do projeto. “Investir em novas tecnologias é fundamental, pois elas são grandes parceiras para melhorar a sanidade, a nutrição e o melhoramento genético do rebanho, além de auxiliar a própria gestão da propriedade. O resultado: produtos com maior valor agregado no mercado”, ressalta Maria Lúcia.
O II Encontro Mariópolis de Bovinos Adaptados terá início no dia 16 de outubro com várias palestras e dinâmicas a campo, com alguns dos maiores especialistas da cadeia produtiva da carne bovina do País e do exterior. Entre eles, já está confirmada a participação do sul-africano Danie Bosman, profundo conhecedor da pecuária mundial.
Também está programado um fórum de discussões com especialistas, coordenado pelo professor de nutrição animal da Esalq/USP, Cláudio Haddad. O painel contará com a participação de Moacyr Corsi, um dos maiores nomes em manejo de pastagens do Brasil, que discutirá o potencial de reprodução de gado a pasto. Também participarão Ian Hill, gerente-geral da Agropecuária Jacarezinho – que falará sobre a aplicação da genética em grandes rebanhos –, Danie Bosman (África do Sul) e Leonardo Souza (Núcleo de Zootecnia), que falarão sobre o comprador inteligente de touros.
Os participantes do III Encontro Mariópolis de Bovinos Adaptados também poderão acompanhar dinâmicas de campo das empresas parceiras da Mariópolis: Allflex do Brasil (técnicas e resultados da identificação animal e coleta de dados no campo), Tortuga (importância da nutrição na reprodução animal), Núcleo de Zootecnia (utilizando todas as ferramentas na seleção de animais) e Gerdau (novas tecnologias no dimensionamento e montagem de cercas).
No ano passado, o Encontro Mariópolis de Bovinos Adaptados reuniu mais de 450 pecuaristas de Caracu, Bonsmara, Senepol e Montana e focou as bases para produção de carne da qualidade e genética bovina adaptada. “Em 2004, esperamos superar esse número de participantes e decidimos incluir no debate uma palestra do Grupo Publique sobre Marketing e Gestão no Agronegócio, ferramenta indispensável ao sucesso na pecuária”, afirma Maria Lúcia.
IV Leilão Anual da Fazenda Mariópolis – No domingo, dia 17 de outubro, os melhores entre os 190 touros jovens das raças Caracu, Bonsmara, Senepol e Montana participantes do Teste de Performance da Fazenda Mariópolis serão colocados à venda no IV Leilão Anual da Mariópolis, também em Itapira (SP). Desde junho, os animais estão sendo submetidos a uma rigorosa prova de desempenho a pasto, para avaliação das características genéticas e funcionais.
“Colocaremos à venda, também, touros que já estão em coleta de sêmen ou que já coletaram em centrais de inseminação. Os animais superiores, mas que não alcançarem a qualificação top 5%, serão oferecidos em um dia de vendas especial na Fazenda Mariópolis após a realização do II Encontro de Bovinos Adaptados. O dia de vendas objetiva oferecer aos pecuaristas as condições para adequarem as compras de touros às suas necessidades”, explica Maria Lúcia Abreu Pereira.

Informações adicionais sobre o II Encontro Mariópolis de Adaptados podem ser solicitadas pelos telefones (11) 3089-5141, (19) 3913-0067 e (19) 8111-0657 ou e-mail mariopolisita@uol.com.br


Texto Assessoria de Comunicações
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (Mtb17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog