AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, junho 17, 2004

Países pobres vão consumir soja rejeitada pela China, alerta Greenpeace

“Existem alguns cidadãos no mundo que você pode contaminar, e outros que não pode – e eles são diferenciados pelo seu poder aquisitivo ou pela cor do seu passaporte”, disse o coordenador de políticas públicas para a América Latina e Caribe do Greenpeace, Marcelo Furtado, sobre a soja contaminada rejeitada pela China. Em entrevista à Agência Brasil, ele afirmou que isso é uma lição para as empresas multinacionais que estão agindo de maneira irresponsável e explicou como a 11ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, a Unctad, pode pressionar governos e multinacionais por alimentos de qualidade.
Segundo ele, o que as empresas fazem há muito tempo é “ajeitar a casa”, um termo cunhado pela própria indústria. “Quando é preciso completar a carga no navio, eles colocam sementes que normalmente seriam rejeitadas. A China está dando um sinal para essas empresas irresponsáveis, que estão tratando seu principal parceiro comercial desse jeito”.
Os problemas começaram em abril, quando os chineses recusaram seis carregamentos brasileiros de soja brasileira, totalizando 359 mil toneladas. Os chineses alegaram que grãos sadios estavam contaminados com sementes tratadas com os fungicidas Carboxin e Captan.
“As empresas não só deveriam ter um comportamento ético, mas também deveriam existir instrumentos legais internacionais que pudessem puní-los”, afirmou Furtado. Contratos internacionais que prevêem punições e contenham regras para um comércio mais justo estão sendo debatidos tanto na Unctad quanto no Fórum da Sociedade Civil, que ocorre ao lado. “Os países em desenvolvimento estão muito interessados que as empresas multinacionais não joguem em seus países as tecnologias velhas, equanto no primeiro mundo produzem sempre sementes de primeira linha”, disse o coordenador.
O resultado disso, segundo ele, é que “você acaba tendo um duplo-padrão: para alguns países oferece um tipo de alimento, enquanto outros recebem algo de pior qualidade. Qualquer política de um país sério não pode tratar as pessoas assim”. No Brasil, Furtado informa, “o cidadão está bastante desprotegido. Existe uma lei, por exemplo, que obriga a rotulagem de um alimento transgênico, que não está sendo cumprida. O brasileiro come esse alimento sem saber. Se ele for confiar apenas na legislação, está perdido.”
Para o Greenpeace, a questão da soja também é importante por levantar debates sobre sustentabilidade. "Faz sentido para o Brasil matar a Amazônia para exportar soja?", pergunta Furtado. "O negócio do Brasil não é seguir por onde outros já erraram", finaliza.

Secretário da Agricultura irá à China
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Maçao Tadano, e o chefe da Divisão de Cooperação Técnica e Acordos Sanitários Internacionais, Odilson Ribeiro, viajarão nos próximos dias para a China, na tentativa de reverter a decisão do governo desse país de suspender as importações de soja brasileira.
Em Pequim, eles apresentarão a autoridades da Administração Geral de Supervisão de Qualidade e Quarentena a Instrução Normativa nº 15, que estabeleceu os índices de tolerância para contaminação da soja. Também pedirão a reabilitação das empresas brasileiras impedidas de exportar o produto para a China.
A missão brasileira também vai solicitar a vinda de técnicos chineses ao Brasil, para fazerem uma inspeção nos carregamentos de soja antes do embarque. Rússia e Estados Unidos já fazem essa pré-inspeção nas carnes e mangas brasileiras, respectivamente. E o Brasil, na maçã e na pêra importadas da Argentina.
Apesar de o site do Ministério da Quarentena ter publicado nesta terça-feira (15) uma lista com mais 15 empresas brasileiras impedidas de vender soja para a China, o ministério brasileiro ainda não recebeu comunicado do governo chinês sobre a proibição. “Essa notícia necessita de oficialização. Caso se confirme, a situação é grave, delicada e preocupante”, enfatizou o secretário de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano.
As sete equipes da Delegacia Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul, que formaram a força-tarefa de fiscalização do complexo soja no estado, encontraram 130.450 toneladas de soja com suspeita de contaminação nos caminhões, vagões de trem, silos e terminais de portos fiscalizados até esta terça-feira. A comercialização do produto foi suspensa e os fiscais coletaram nove amostras para análise. A força-tarefa atuou nos municípios de Cruz Alta, Santa Rosa, Passo Fundo, Jaguari e Rio Grande.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog