AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 30, 2004

Vacinas da Merial previnem a Influenza Eqüina, doença que provoca prejuízos à criação

Doença viral e extremamente contagiosa, a Influenza Eqüina (gripe dos eqüinos) – se não for bem tratada – pode levar a complicações severas, como bronquite crônica, doença pulmonar e outras infecções bacterianas. O problema assume importância ainda maior com o aparecimento de novas variantes do vírus.
“O criador tem de ficar atento à febre, tosse, perda de apetite, emagrecimento e apatia dos cavalos”, recomenda Henry Berger, Gerente de Mercado de Eqüinos da Merial. Berger recomenda a vacinação dos animais para prevenir a gripe com eficácia.
“Devido à rápida propagação da Influenza Eqüina, a vacinação torna-se a maneira mais eficaz para controlar a doença, pois objetiva desenvolver defesas específicas nos indivíduos, encarregados de limitar a ocorrência de novas agressões virais em eqüinos expostos aos vírus”, explica Henry Berger.
A Merial Saúde Animal, líder mundial em produtos veterinários, coloca à disposição dos criadores as vacinas Tetagripiffa e Equiffa para a prevenção da Influenza Eqüina, para proteção dos animais contra o vírus da doença.
Tetagripiffa é uma vacina inativada, produzida com toxóide tetânico e os antígenos do vírus da exclusiva cepa européia Equi/1/Newmarket93, destinada à prevenção da gripe e do tétano dos eqüinos. Já a vacina Equiffa, também inativada, é produzida com a cepa Kentucky do Herpesvírus Eqüino Tipo 1 (EHV 1), que produz efetiva proteção cruzada contra o Tipo 4 (EHV 4), além de também conter a exclusiva cepa européia A/Equi/Newmarket93, sendo destinada à prevenção da gripe e da rinopneumonite dos eqüinos. A Merial também possui a vacina Pneumequine, destinada exclusivamente à prevenção das formas respiratória e abortiva da rinopneumonite, sendo também produzida com a cepa Kentucky do Herpesvírus Eqüino Tipo 1 (EHV 1), que produz efetiva proteção cruzada contra o Tipo 4 (EHV 4).
A vacinação dos eqüinos pode ser feita a partir dos 4 meses de idade, repetindo-se a dose um mês após a primeira dose e seis meses após a segunda. A revacinação deve ser anual ou semestral a critério do médico veterinário. Éguas em reprodução primovacinadas contra a rinopneumonite a partir dos 04 meses de idade devem receber revacinações sempre no 6o mês de gestação. Em casos emergenciais, éguas não primovacinadas contra a rinopneumonite a partir do 4º mês de idade deverão receber duas doses com intervalo de um mês cada antes das coberturas e a terceira dose no 6º mês de gestação, ou ainda três doses no 3º, 5º e 7º meses de gestação. Para éguas não primovacinadas a partir do 4º mês de gestação recomenda-se aplicar três doses consecutivas com intervalo de 30 dias entre as aplicações.

Informações adicionais sobra as vacinas Tetragripiffa e Equiffa e os demais produto e serviços da Merial Saúde Animal podem ser obtidas pelo site: www.merial.com.br ou telefone 0800 160909.


Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 3675-1818
Jornalista responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog