AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 30, 2004

Embrapa anuncia agenda de desenvolvimento para a Região Norte

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acaba de anunciar a criação de uma agenda de integração para atender as grandes demandas de pesquisa e desenvolvimento da Região Norte. A agenda – denominada de “A Embrapa no Norte do Brasil” – prevê a elaboração de projetos em rede por pesquisadores da Embrapa Acre, Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), Embrapa Amapá, Embrapa Rondônia e Embrapa Roraima.
A agenda abrange cinco linhas de pesquisa consideradas importantes no desenvolvimento da agricultura familiar no Norte do país: florestas (com ênfase em pesquisas para aproveitamento de produtos florestais, madeireiros e não madeireiros), alternativas de prevenção do uso do fogo (aproveitamento e enriquecimento de capoeiras e alternativas à derrubada e queima), melhoria das pastagens (qualidade do rebanho e pastagens resistentes a pragas e doenças), fruticultura (priorizando a cultura do cupuaçu e do açaí) e melhor aproveitamento da mandioca (recursos genéticos, alternativas de uso, consolidação dos bancos ativos de germoplasma e melhoria da qualidade dos produtos). “Já temos a sinalização dos Ministérios em Brasília para promovermos a integração entre pesquisa e transferência de tecnologia”, explica diretor-executivo da Embrapa, Herbert Cavalcante de Lima. Segundo ele, outra estratégia será a definição de ações específicas pelas Unidades.
A Embrapa vai se reunir na próxima semana com dirigentes do Incra, Ceplac e com representantes de movimentos sociais, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro, entidade localizada em Ji-Paraná), e organizações de produtores com o objetivo de elaborar uma proposta específica para a agricultura familiar. A viabilização do projeto, segundo Cavalcante, será garantida por recursos da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O assessor da presidência da Embrapa na Área de Agricultura Familiar, Nicolau Miguel Schaun, acompanha os trabalhos.
Para o diretor-executivo, o essencial para o aperfeiçoamento de sistemas de produção que utilizam a mão-de-obra familiar em Rondônia é a definição de estratégias pelas instituições federais com representação no Estado para apoio ao desenvolvimento rural, em parceria com o Governo Estadual. Após esse acordo, uma agenda de negociação entre Embrapa Rondônia e Governo do Estado deverá ser viabilizada, elegendo as cadeias produtivas das culturas mais importantes do agronegócio, como a de produtos florestais, madeireiros e a de produção de grãos. “Identificaremos no interior demandas para a elaboração de uma proposta de integração entre Embrapa, órgãos do Governo Federal e em apoio à estrutura do Governo Estadual”, diz.


Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Rondônia
Telefone: (69) 225-9387
Fax: (69) 222-0409

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog