AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, março 26, 2004

Mosca-dos-chifres: Clarion Biociências lança DiaziTag, brinco inseticida que garante o controle do rebanho por até 160 dias

A Haematobia (Lyperosia) irritans, popularmente conhecida como a mosca-dos-chifres, já se tornou um sério problema nas criações de bovinos brasileiras. O primeiro registro ocorreu em Roraima, no início da década de 80 e, em mais de dez anos, o problema se espalhou por todo o país. Os prejuízos causados por este parasita no Brasil foram estimados em US$ 150 milhões anuais, levando a significativas perdas à produção animal. Para agravar o quadro, o uso incorreto e intensivo de inseticidas através de pulverizações, banhos e pour-ons estão aumentando a resistência da mosca-dos-chifres.
A principal característica dos agentes da mosca-dos-chifres é que milhares de moscas pousam sobre o bovino, que passa a ter dificuldade de se alimentar pelo incômodo causado pelas intermináveis picadas. Além da perda de sangue, uma única mosca pode sugar 1ml por dia, chegando a se alimentar de 24 a 38 vezes; há quedas no ganho de peso, na produção de leite e até da atividade sexual. A mosca-dos-chifres também afeta a qualidade do couro e as lesões podem ser infectadas por bactérias ou por outras moscas.
Desenvolvido pelo Clarion Biociências (Goiânia/GO), o brinco inseticida DiaziTag, composto por Diazinon 40%, um inseticida organofosforado do grupo dos tiofosfatos, apresenta vantagens sobre os métodos tradicionais de controle da mosca-dos-chifres. Testes revelam que, comparados a tratamentos com Cipermetrina e Cipermetrina com Clorpirifós, de aplicação pour-on, o desempenho do brinco DiaziTag apresenta-se bastante superior. “Durante 160 dias controlados numa única aplicação, o brinco inseticida DiaziTag reduz e mantém muito abaixo o número de mosca-dos-chifres por animal. No tratamento com o brinco, o Diazinon 40% é liberado lentamente nos pêlos e pele do gado. Dessa forma, o produto não entra na corrente sanguínea e não deixa resíduo na carne”, explica o Dr. Gladstone Santos de Souza, Diretor do Clarion Biociências.
Esta ação mais longa do brinco inseticida DiaziTag – apenas duas aplicações anuais - evita a alta freqüência dos tratamentos convencionais, que controlam por pouco período, estressam os animais e possuem elevada mão-de-obra. Além disso, oferece tratamento seguro, sem riscos de superdosagem e sem agredir ao meio-ambiente.
Comprovadamente, o uso do brinco inseticida DiaziTag acalma o rebanho e induz a um melhor pastejo, com melhor conversão alimentar e, conseqüentemente, numa maior produção de carne e de leite. “Os dados de produtividade alcançados em rebanhos que utilizam o DiaziTag comprovam sua eficácia: foram obtidos ganhos de peso 27% superior a animais tratados com outros produtos, aumento da produção leiteira de 1Kg de leite por vaca/dia e ganhos de 7,1Kg na desmama de bezerros”, esclarece o Dr. Gladstone.
Outro diferencial é a embalagem plástica: prática, segura e tampa com selo de alumínio, que garantem a qualidade e eficiência do brinco inseticida DiaziTag por todo seu prazo de validade. Outro fator relevante é o design avançado do brinco com bordas reforçadas e trava anti-perda (veja foto). “Nos orgulha dizer que este brinco foi concebido com tecnologia e polímeros 100% nacionais”, revelou o Diretor do Clarion Biociências, Dr. Gladstone Santos de Souza.
Últimas do SISBOV - Após 31 de maio de 2004, os animais deverão ficar por 90 dias na base de dados do SISBOV - Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina; a partir de 31 de novembro de 2004, o prazo mínimo será de 180 dias. A partir de 1º de junho de 2005, os animais terão que ficar por pelo menos um ano na base de dados do Sisbov. Só depois desse período é que o governo emitirá os certificados sanitários, documento necessário para a exportação de carne bovina para a União Européia.
Ou seja, pecuaristas que deixarem para última hora rastrear seus rebanhos podem ter sérios problemas. Segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, 10,288 milhões de bovinos estão na base do SISBOV; em Goiás, de um rebanho de 20 milhões de bovinos, apenas 2,3 milhões de animais estão rastreados, conforme informação do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Sobre o Clarion Biociências – www.clarionbio.com.br
O Clarion Biociências, localizada em Goiânia/GO, é uma empresa 100% brasileira e voltada para pesquisa, desenvolvimento e lançamento de produtos veterinários ampliados. A empresa busca incessantemente apresentar ao mercado produtos que tragam inovações e vantagens para criadores, comerciantes sem se esquecer de melhorar a qualidade de vida dos animais de produção, de trabalho e de companhia.


XCLUSIVE PRESS
Coordenação : Gualberto Vita
Atendimento : Bianca Proença / Iara Soriano
Assessoria de Imprensa AGROQUIMA
Tel.: (15) 9711-7966 / (15) 262-4142
Jornalista Responsável: O.P.Gessulli (Mtb 32.517)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog