AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, março 26, 2004

Manteiga vegetal : Um exemplo de como a pesquisa pode, facilmente, ajudar o produtor rural!

Leite mais saudável e manteiga que pode ser passada no pão imediatamente após deixar a geladeira. Para conseguir os dois feitos, um grupo de cientistas britânicos recorreu simplesmente a uma mudança na dieta das vacas.
Os animais estudados foram submetidos a uma dieta rica em canola, que apresenta elevada concentração de gordura insaturada. O resultado foi a produção de leite com baixos níveis de gorduras saturadas, que podem causar obesidade e problemas cardíacos
“Conseguimos um balanço saudável de gorduras”, disse a nutricionista Toni Steer, do Conselho de Pesquisa Médica Britânica, em notícia publicada pela revista Nature.
As gorduras insaturadas da canola passaram direto pelo distema digestivo das vacas e se acumularam no leite. Uma das gorduras, conhecida como ácido oléico, foi a responsável pela produção da manteiga que pode ser espalhada mesmo enquanto gelada. Vacas alimentadas com um quilo de canola por dia produziram leite com quantidade de ácido oléico 35% acima do normal.
Mudar a composição do leite por meio de dieta é uma prática comum, mas, de acordo com os cientistas envolvidos no estudo, essa foi a primeira vez em que os resultados de tal método chegaram ao mercado. Com gosto similar as das tradicionais, a “manteiga que se espalha naturalmente”, como está sendo chamada, já pode ser encontrada nos supermercados da rede britânica Marks & Spencer.
Apesar de estar à venda, o estudo foi publicado apenas agora, no Journal of the Science of Food and Agriculture. A pesquisa foi liderada por Anna Fearon, da Universidade Queens, da Irlanda do Norte. Mais de 150 fazendas no Reino Unido estão alimentando vacas com canola para produzir o novo leite. Segundos os cientistas, os animais se adaptaram à nova dieta e não apresentaram problemas de saúde.

Fonte: Agência FAPESP

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog