AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, fevereiro 17, 2004

(In)segurança alimentar

Pesquisadores da Unicamp tornarão públicos, amanhã (18), no auditório da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU), às 14h30, os resultados do projeto “(In)segurança alimentar em grupo de agricultores familiares do Brasil". Coordenado pela médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Ana Maria Segall, o projeto será apresentado durante o 2º Seminário Nacional para Análise e Adequação de Instrumento de Medida de Segurança Alimentar em Populações Brasileiras.
De abrangência nacional, o projeto procura validar e aplicar metodologia que meça a (in)segurança alimentar em famílias brasileiras. Iniciado em abril do ano passado, efetuou, em sua primeira etapa, um levantamento nas áreas urbanas de vários Estados e cidades do País, gerando, inclusive, um inquérito populacional da cidade de Campinas.
O evento reunirá técnicos que fizeram o trabalho de campo, além de convidados que discutirão o comportamento do instrumento, desta vez em populações rurais. O encontro está sendo antecedido por oficinas preparatórias, realizadas na Unicamp, com vistas à divulgação do diagnóstico de trabalho (em Campinas, Brasília, João Pessoa, Manaus e Cuiabá). O projeto que avaliou a área rural incluiu estudos sobre os assentamentos, populações quilombolas e ribeirinha, entre outras análises.
O seminário prossegue até quinta-feira. Além de Ana Maria Segall, integram a equipe de trabalho os professores Sônia Bergamasco, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), e Rafael Perez-Escamilla, do Department of Nutrition da University of Connecticut.


Isabel Gardenal

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog